Tertúlia Ecológica acerca dos Baldios

Tertúlia Ecológica acerca dos Baldios

Objetivo

  Para celebrar o Dia da Terra, e os Global Action Days, a Escola Superior Agrária do IPVC (ESA-IPVC) organizou uma Tertúlia Ecológica centrada no tema dos Baldios, destacando-se o baldio de Refóios do Lima, freguesia onde a Escola está localizada. A tradicional integração ecológica entre áreas de monte e áreas agrícolas diminuiu à medida foram desaparecendo os sistemas tradicionais de policultura e pecuária. Os baldios especializaram-se na produção de madeira, ou foram sendo negligenciados pelas comunidades locais. O crescente risco de incêndios florestais, e o valor que a sociedade atualmente atribui à natureza e às florestas, são uma oportunidade para mobilizar novos atores, incluindo os jovens, para se envolverem na gestão dos baldios, para que estes voltem a ser uma riqueza para todos.

Número de participantes

30

Descrição

Com este evento, a Escola reuniu estudantes, docentes, a comunidade local e técnicos florestais para sensibilizar e mobilizar as pessoas no sentido de terem atitudes mais conscientes e proactivas na gestão e protecção dos baldios, enquanto recursos com valor económico, ecológico e social. Com as intervenções dos vários convidados para a tertúlia, e dos participantes, ficamos a entender melhor o relativo distanciamento entre as comunidades locais e os baldios, que têm sido assolados pelos incêndios e perdido os seus usos tradicionais. Foram apresentados alguns exemplos de boa gestão dos baldios, bem como de novas perspectivas de envolvimento das comunidades na sua valorização e gestão. O debate foi animado, ficando claro que, para que em Refóios do Lima se implemente um modelo mais participado de gestão do baldio, que integre uma perspectiva multi funcional da floresta, ainda há um grande trabalho a fazer.

Avaliação/impacto

A presença de cerca de 30 participantes, da comunidade académica e da comunidade local, e o debate muito participado, levam-nos a considerar o evento bem sucedido.

Escola Superior Agrária - Instituto Politécnico de Viana do Castelo | Ponte de Lima
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

01/05/2018

Submeter um comentário