SEMANA da Terra, 23 abril a 30 maio – Comemoração dia da Terra e Global Action Days

SEMANA da Terra, 23 abril a 30 maio – Comemoração dia da Terra e Global Action Days

Objetivo

  • Consciencializar para a problemática ambiental, alertar  para a proteção e uma utilização moderada dos recursos naturais.  Promover mudança de comportamentos, visando a sustentabilidade ambiental.
  • Adquirir conhecimentos sobre a agricultura biológica e técnicas utilizadas neste tipo de agricultura. Sensibilizar para a importância da produção de bens alimentares saudáveis e reconhecer que a sobrevivência do homem depende das plantas e de outros seres vivos.

Número de participantes

325

Descrição

O Dia Mundial da Terra, instituído a 22 de abril de 1970, revela a crescente sensibilidade ambiental nomeadamente com os limites dos recursos naturais do planeta, a contaminação dos solos e a conservação da biodiversidade. Para assinalar esta data, a Escola Secundária com 3º ciclo do Entroncamento, organizou a Semana da Terra, um conjunto de iniciativas para refletir sobre algumas destas questões e promover o debate em torno das problemáticas ambientais e da sustentabilidade e dar a conhecer alguns dos projetos da escola nesta área.

WORKSHOP CONVERSAS Z(H)ERO – Workshop sobre como reduzir o desperdício – dicas zero waste, abordando-se: a história do plástico/tipos de plástico; impacto do plástico no ecossistema; construção de um Kit Zero Waste; sugestão de livros e documentários sobre o tema. O Workshop foi dinamizado por uma colaboradora da MARIA GRANEL, primeira mercearia biológica portuguesa 100% a granel e sem embalagens.

EXPOSIÇÃO “ DIA MUNDIAL DA TERRA” DE  ESCULTURAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS” E TRABALHOS SOBRE “CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO” E AMBIENTE E SOCIEDADE, patente durante toda a semana. Os trabalhos foram desenvolvidos nas aulas de educação visual, geografia e física-química, pelos alunos das turmas do 9º ano.

O final da comemoração da semana da Terra foi marcada com uma visita à horta pedagógica – HORTA das CAPUCHINHAS. Após uma introdução sobre a importância da agricultura biológica e ensinamentos de tratos culturais, os alunos  procederam à monda de ervas daninhas, feitura de canteiros e plantio de tomateiros e colheita de favas.

Avaliação/impacto

Houve grande envolvimento dos alunos na participação das diversas atividades promovidas.

Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento | Entroncamento
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

29/04/2018

Submeter um comentário