Reflorestação da Serra de Sintra

Objetivo

Criação de viveiros de plantas autóctones; Germinação e manutenção de plantas autóctones; Reflorestação  de parcela na Serra de Sintra;

Número de participantes

55

Descrição

Nos períodos apropriados os alunos da escola recolheram as sementes de plantas autóctones da Serra de Sintra, no parque urbano de Fitares, junto à escola. Essas sementes foram germinadas e mantidas em atividades semanais até atingirem tamanho e porte suficiente para poderem ser transplantadas.

No dia 1 de Abril os alunos deslocaram-se à Serra para reflorestar uma parcela gentilmente cedida pelo ICNF e pelo Parque Natural de Sintra Cascais, Câmaras Municipais de Sintra e Cascais e Junta de Freguesia de Rio de Mouro.

85 sobreiros e pinheiros mansos encontraram um novo espaço para se desenvolver e recuperar o ecossistema natural da região após o desbaste das acácias, espécie invasora.

As árvores reflorestadas foram apadrinhas por empresas da região que decidiram colaborar no desenvolvimento do projeto.

Avaliação/impacto

Dadas as condições disponíveis na escola foi possível dar a conhecer o património natural da envolvente natural da escola. Recuperar parte da Serra foi motivo de orgulho e aprendizagem dos nossos alunos. A articulação de conteúdos curriculares de diversas disciplinas e de diferentes ciclos foi o ponto de partida para as atividades desenvolvidas.

 

Escola Padre Alberto Neto | Sintra
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-Escolas
Publicado a

29/04/2019

Submeter um comentário