Mais vale prevenir – semana da alimentação saudável e sustentável e da prevenção do cancro da Mama (onda rosa)

Mais vale prevenir – semana da alimentação saudável e sustentável e da prevenção do cancro da Mama (onda rosa)

Objetivo

Sensibilizar a comunidade escolar para hábitos alimentares saudáveis; Sensibilizar a comunidade, direta e indiretamente, para a relação alimentação saudável / prevenção de doenças como o cancro ( semana da onda rosa) Criar oportunidade de experimentação de novos alimentos considerados saudáveis pela OMS, através Desenvolver a literacia científica, literacia da informação e literacia da leitura Criar oportunidades para a  reflexão sobre a necessidade da produção alimentar no mundo Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; Criar oportunidades para a participação da comunidade escolar em geral e dos alunos em particular na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida. Criar oportunidades de desenvolvimento da capacidade de aprender, base da educação e formação ao longo da vida. Criar oportunidades para desenvolver nos alunos a cultura científica que permite compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo. Criar oportunidades para que os alunos mobilizem valores e competências que lhes permitam intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas Criar oportunidades para que a comunidade escolar reflita sobre os objetivos da Agenda 2030   Criar oportunidades para que se desenvolva a transversalidade assente no pressuposto de que cada área curricular contribui para o desenvolvimento de todas as áreas de competências Contribuir para as metas do PE , para os objetivos dos PAT, para o plano estratégico para o sucesso  e para o desenvolvimento do PATBE Concretizar  em ações o referencial « Aprender com a BE»

Número de participantes

895

Descrição

Atividade 1 – « Mais vale prevenir» – A Biblioteca escolar em parceria com coordenadores de outros projetos fez uma mostra/prova de produtos recebidos como prémios  , no âmbito do desafio Alimentação Saudável e Sustentável, no Encontro em Mafra. Durante o dia, os alunos voluntariamente provaram os alimentos «alternativos e mais saudáveis» que podem substituir alimentos com açucares, sal e gordura a mais. A iniciativa da mostra/prova foi associada à iniciativa da Liga Portuguesa Contra o cancro « Onda Rosa». Ao ver  os laços rosa colocados no espaço da mostra  e do título dado à atividade« mais vale Prevenir» os alunos questionaram  e foram alertados para a importância da alimentação na prevenção de determinadas doenças, entre as quais figura o cancro da mama.

2) Algumas turmas fizeram pesquisas, na BE,  sobre a reutilização de restos alimentares em novos pratos e novas ementas saudáveis. Esta iniciativa permitiu abrir horizontes  sobretudo para famílias mais carenciadas que podem aprender a reaproveitar e sobretudo a rentabilizar mais  como produto alimentar o que a terra dá. A BE adquiriu um livro chamado « Cascas, talos, folhas» . Os alunos vão, agora, elaborar receitas ( no âmbito do currículo de Português) de reaproveitamento de restos e de plantas e que usem aromáticas para diminuir sal e açúcar.  Dessas receitas será oportunamente feito um ebook.

 

Avaliação/impacto

O impacto verificou-se ao nível da adesão aos novos sabores , na disponibilidade para provar e ter opinião critica.
A visibilidade dos produtos foi muito grande. Registamos que alguns alunos quiseram saber onde podiam adquirir determinados produtos que não eram usados em casa e de que gostaram. Alguns deram conta que as famílias já consumiam alguns alimentos «alternativos » e outros que após a prova e a conversa com os pais passaram a usar esses produtos ( ex. manteiga de amendoim, biscoitos caseiros sem farinha e sem açúcar, alguns tipos de fruta , leite de soja etc.)

Os alunos implicados na pesquisa sobre reutilização de restos  revelaram um grande desconhecimento sobre o assunto e uma grande vontade de descobrir e transmitir às famílias algumas ideias que consideraram boas. Comprometeram-se, ainda, a experimentar  a confeção de pratos com os pais e registar  para divulgar.

Escola Básica e Secundária de Arga e Lima | Viana do Castelo
Erradicar a fome - Objetivo 2Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Eco-Escolas
Publicado a

02/11/2017

Submeter um comentário