Magusto sustentável – Colégio Marista de Carcavelos

Objetivo

Promover hábitos de vida saudáveis. Incentivar o empreendedorismo, a autonomia e o trabalho de equipa Incutir práticas de solidariedade. Motivar para a alimentação saudável Reduzir o impacto ambiental do evento Consolidar conhecimentos no âmbito da literacia mediática

Número de participantes

3200

Descrição

No dia 11 de novembro, no Colégio Marista de Carcavelos, toda a comunidade educativa foi convidada a celebrar o Magusto.

Neste dia, de manhã decorreu o corta-mato, com vista a promover hábitos de vida saudáveis.

Pelas 14 horas, os Delegados de cada Turma (Delegados de Turma, de Cultura, de Desporto, de Pastoral, de Cultura e Delegados Ecossociais) participaram no hastear da Bandeira Verde. Contámos com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos e Parede, que recebeu um convite redigido pelos alunos do 8º ano.

De tarde, todas as turmas do 2º e do 3º ciclos e também do secundário (num total de 45 turmas) vendem sobretudo comida, e com o dinheiro que conseguem, apoiam projetos como a HELPO, Um pequeno Gesto ou a APAV. Pretende-se, deste modo, incrementar o empreendedorismo, a autonomia e o trabalho de equipa, e sobretudo incutir práticas de solidariedade. Com o intuito de motivar para a alimentação saudável e de reduzir o impacto ambiental do evento, organizou-se o Concurso “A bancada mais sustentável”, cujo regulamento é aqui apresentado.

Concurso “A bancada mais ecologista” – Tópicos do regulamento:

1 – Evitar talheres descartáveis;

2 – Vender alimentos mais saudáveis/ de preferência sazonais/ que não impliquem o uso de plásticos descartáveis para o acondicionamento ou para serem servidos;

3 – No final da festa, entregar os alimentos que não foram vendidos, no refeitório, para serem canalizados para o ReFood (até às 17h15, hora de recolha dos produtos pela ReFood).

4 – Colocar tampas e embalagens plásticas de acondicionamento de alimentos em sacos próprios. Entregar no refeitório, para acondicionar os alimentos para a ReFood;

5 –  Separar os 3 tipos de lixo, usando os ecopontos de forma adequada;

6 – Assegurar a limpeza do espaço da banca;

7 – Promover a consciência ecológica na venda.

Desafiamos todos – alunos, funcionários e professores, a aderir ao slogan e ação:

Traz o teu copo!, com a finalidade de evitar o uso de copos de uso único e a consequente produção de resíduos plásticos.

Os alunos tiveram oportunidade de participar em jogos Eco-Escolas, dinamizados por professoras, também no pátio central, local onde decorreram as vendas solidárias.

A cobertura mediática do evento foi assegurada pelos alunos do 8º ano, que contaram com a ajuda da Medialab – equipa pedagógica do Diário de Notícias. Os alunos fizeram entrevistas, redigiram notíciais e realizaram “vox-pop”, para registar as ações sustentáveis deste dia, tão importante para a comunidade marista

Avaliação/impacto

Melhorou-se a qualidade dos produtos vendidos nas bancas solidárias (alimentos mais saudáveis)

Diminuiu-se substancialmente o recurso a recipientes e talheres descartáveis

Aspeto a melhorar: verificou-se ainda muito lixo espalhado pelo chão e falta de separação correta do lixo.

Colégio Marista de Carcavelos e | Cascais
Saúde de qualidade - Objetivo 3Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-Escolas
Publicado a

18/11/2019

Submeter um comentário