Juntos pela Floresta

Juntos pela Floresta

Objetivo

  • Colocar em prática atividades relacionadas com o tema principal do plano de ação Eco-Escolas – defender e proteger a Floresta.

Número de participantes

256

Descrição

Em Setembro de 2017 assumimos o compromisso de defender e proteger a nossa floresta. A partir daí temos vindo a desenvolver algumas acções de forma a colocar esse compromisso em prática. Começamos por fazer uma palestra sobre a floresta autóctone portuguesa. Elaboramos um cartaz com o compromisso assumido por cada turma. Na cerimónia do hastear da bandeira Eco-Escolas, esse compromisso foi tornado oficial.

No dia 23 de novembro – Dia da Floresta Autóctone – com a ajuda da Associação Mãos à Obra Portugal, celebramos este dia de uma forma muito especial e semeamos sobreiros que vão servir para a reflorestação de algumas serras portuguesas.

Em novembro também semeamos um pequeno viveiro de plantas.

Também participamos na atividade “As árvores da minha escola”. Realizamos o inventário das árvores, arbustos e outras plantas existentes na nossa escola. Fizemos placas identificativas com o nome vulgar e científico, a origem e uma curiosidade.

No dia 21 de março – Dia da Árvore – plantámos um pinheiro manso e participamos na iniciativa da Porto Editora em associação com a Quercus “Semear o futuro”.

No dia 23 de abril – Dia da Terra – colocámos ninhos, bebedouros e comedouros para as aves nas árvores da nossa escola. Também plantámos algumas plantas para embelezar o nosso jardim e contribuir para a sua biodiversidade.

Avaliação/impacto

Grande envolvimento de toda a comunidade escolar.

Escola Básica de Chouselas | Vila Nova de Gaia
Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

26/04/2018

Submeter um comentário