Juntos pela Floresta

Juntos pela Floresta

Objetivo

Sensibilizar a comunidade educativa para a importância das florestas na manutenção da Vida e equilíbrio do Planeta Terra e para a extrema necessidade de as preservarmos, sobretudo a Floresta nativa da Madeira, a Laurissilva.

Número de participantes

300

Descrição

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Terra e dos Global Action Days decorreram (decorrem) na nossa escola algumas atividades relacionadas com a importância das florestas na manutenção da Vida e equilíbrio do Planeta Terra, o impacto dos incêndios nos ecossistemas florestais  e com a extrema necessidade de preservarmos as florestas, sobretudo a Floresta nativa da Madeira, a Laurissilva. A saber: palestras; grande exposição com trabalhos desenvolvidos por alunos do 3º ciclo e exposição do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, sobre a Floresta Laurissilva e as suas ameaças; participação na Rotal Postal da Floresta (preenchimento final do caderno)

Houve ainda uma palestra e uma exposição sobre a Reserva Natural das Ilhas Desertas, através das quais os alunos ficaram a conhecer um pouco melhor a biodiversidade daquelas ilhas e a importância da serem preservadas.

 

 

 

Avaliação/impacto

As exposições referidas anteriormente encontram-se disponíveis para toda a comunidade escolar de modo a que o maior número de pessoas possa ser sensibilizado para a problemática em questão. Foram diversos os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos alunos para a exposição. A mesma ocupa uma área significativa e encontra-se num lugar de grande destaque e acessível a todos.

Alunos, professores e auxiliares da ação educativa têm revelado interesse pelos trabalhos expostos e pelas exposições do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.

Durante as palestras, o comportamento dos alunos foi sempre adequado, revelaram-se interessados e curiosos acerca dos assuntos tratados.

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco | Funchal
Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

25/04/2018

Submeter um comentário