Horta Florida na Escola B 2,3/S da Chamusca

Horta Florida na Escola B 2,3/S da Chamusca

Objetivo

(In)formar sobre o modo de produção biológico incentivar atividades práticas associadas à produção de alimentos

Número de participantes

80

Descrição

Integrada na Categoria “Horta Florida” desenvolvem-se algumas culturas na Horta Pedagógica na qual  existem flores.  As plantas cumprem importantes funções ecológicas, servindo de habitat e alimento a numerosos organismos vivos. Cada espécie atrai mesmo a sua fauna característica, pelo que ao diversificar as espécies cultivadas na horta, está-se também a atrair mais espécies do reino animal, muitas das quais úteis e amigas do agricultor.

O fomento da biodiversidade no ecossistema agrícola é, assim, uma das chaves da prevenção das pragas, em Agricultura Biológica.

Cultivar flores na horta faz todo o sentido e não é meramente uma questão estética! As flores atraem polinizadores, são úteis no combate a pragas de algumas culturas hortícolas e algumas são até comestíveis.

As chagas ou capuchinhas têm folhas, flores e sementes que são comestíveis. Albergam pulgões e lagartas que servem de alimento a muitos insetos auxiliares. São uma das qualidades existentes de momento na nossa Horta.

Avaliação/impacto

Tem vindo a ser uma experiência muito enriquecedora na medida em que muitos dos alunos não têm tido a possibilidade de aumentar os seus conhecimentos sobre a temática. Por outro lado, permite desenvolver  técnicas  que  promovem a sustentabilidade e envolvimento da comunidade escolar.

Escola E B 2,3 / Sec da Chamusca | Chamusca
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

18/04/2018

Submeter um comentário