Hábitos Tabágicos: saúde e ambiente requerem uma ação urgente!

Hábitos Tabágicos: saúde e ambiente requerem uma ação urgente!

Objetivo

Com a atividade proposta pretende-se que os estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) tenham a noção que os malefícios associados aos hábitos tabágicos vão além dos diretamente atribuíveis ao fumo do tabaco. Pretende-se a tomada de consciência de que os resíduos de cigarros são, de facto, um dos mais presentes nos centros urbanos e que acabam, invariavelmente, por ter repercussões na composição do lixo marinho.

É também objetivo do projeto proposto que, em articulação com a Junta de Freguesia do Parque das Nações, sejam criadas sinergias para a elaboração de uma proposta de projeto tendente à redução do número de beatas no espaço público da zona ribeirinha.

Número de participantes

160

Descrição

A atividade pressupõe a recolha de resíduos de cigarros na via pública, no percurso entre a Praça da Saúde e o Pavilhão de Portugal e garantir o seu encaminhamento para destino adequado. Cumulativamente irá realizar-se a determinação do monóxido de carbono exalado de transeuntes fumadores, veicular informação relativa à existência de consultas específicas de cessação tabágica e garantir, desde logo, o encaminhamento para consulta de cessação tabágica dos potenciais interessados.

Associam-se a esta iniciativa a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), assim como a Associação de Estudantes da ESTeSL (AEESTeSL), a Junta de Freguesia do Parque das Nações, entidade reconhecida como Eco Freguesia no âmbito do Programa Eco-Freguesias XXI, a associação Portugal sem Beatas e os Green Smokers Alliance.

Avaliação/impacto

A atividade será avaliada tendo em conta os estudantes participantes, os resíduos recolhidos e os indivíduos fumadores encaminhados para a consulta de cessação tabágica.
Posteriormente será produzido um vídeo ilustrativo da atividade, enfatizando as boas práticas ambientais e de saúde promovidas pelos estudantes da ESTeSL e pela Junta de Freguesia do Parque das Nações, enquanto Eco-FreguesiaXXI.

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa | Lisboa
Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Jovens Repórteres para o AmbienteEcoXXIEco-Escolas
Publicado a

06/11/2017

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *