Global Action Days – Quinta Pedagógica do Colégio de S. Filipe

Global Action Days – Quinta Pedagógica do Colégio de S. Filipe

Objetivo

– Destacar “Global Action Days”. Sensibilizar para as alterações climáticas. Alertar para a urgência de medidas para minimizar as alterações climáticas. -Participaram ativamente no projeto da horta pedagógica com ojetivo de sensibilizar e consciencializar os alunos da relação e necessidade existente entre o ambiente e o homem. -Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta pensando na necessidade de ter na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis. -Incitar desenvolvimento motor dos alunos, instigando a percepção visual e tátil  ao entrarem em contacto com o solo. -Estimular os alunos a contribuir com seu próprio conhecimento para realizações das tarefas propostas. -Participaram ativamente no projeto da horta pedagógica com ojetivo de sensibilizar e consciencializar os alunos da relação e necessidade existente entre o ambiente e o homem. -Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta pensando na necessidade de ter na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis. -Incitar desenvolvimento motor dos alunos, instigando a percepção visual e tátil  ao entrarem em contacto com o solo. -Estimular os alunos a contribuir com seu próprio conhecimento para realizações das tarefas propostas.

Número de participantes

40

Descrição

No dia 29 de dezembro de 2019 o Colégio de S. Filipe dedicou-se à sua Quinta Pedagógica. Para assinalar o Global Action Days, estiveram presentes alunos do Pré-Escolar, 2º e 3º Ciclo que deram nova vida ao espaço do colégio especialmente dedicado à natureza. O primeiro passo para recuperar a Quinta Pedagógica do Colégio era limpá-la e assim o fizera as turmas do 6º A e 7º A, com a participação/observação de alunos do pré-escolar, com idades entre os 3 e 5 anos, que foram igualmente sensibilizados para a importância da tarefa que ali se desempenhou: criar uma horta para o colégio.

Os alunos participaram activamente na limpeza dos terrenos, arrancando ervas daninhas e recolhendo quaisquer tipo de lixo que para ali o vento ou a ação humana possa ter levado.  Todos os resíduos biodegradáveis, como as ervas daninhas, foram colocadas num local específico que servirá como ponto de compostagem. A construção deste ponto será, inclusive, o próximo objectivo a ser desempenhado pelos alunos.

Pela tarde, o Conselho Ecológico reuniu com os Eco-Delegados do 1º, 2º e 3º ciclo. Cada Eco-Delegado apresentou ideias para que, em conjunto, o Colégio seja mais ecológico e, também, para sensibilizar todos os alunos para o espírito de preservação da natureza e da importância da reciclagem.

Avaliação/impacto

Constatámos resultados surpreendentes tais como;

– alunos mais conscientes que levam para a vida ensinamentos ecológicos;

– a compreenção da necessidade de uma mudança de postura com o ambiente e da necessidade de implantar na sociedade uma relação próxima e de respeito para com natureza.

– Além de pensarem sobre o assunto absorvido de maneira satisfatória e prática.

A Avaliação foi bastante positiva, sendo que a frase mais ouvida foi: «podemos fazer isto todos os dias»

Colégio S. Filipe | Setúbal
Saúde de qualidade - Objetivo 3Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

06/12/2019

Submeter um comentário