Global Action Days no Sossego da Mamã

Global Action Days no Sossego da Mamã

Objetivo

Sensibilizar a comunidade educativa para a temática da necessidade de fazer algo pelo clima, fomentando uma atitude mais ativa e participativa

Número de participantes

130

Descrição

No passado dia 27 de setembro e  durante a semana seguinte a bandeira Eco-Escolas esteve a meia haste. Como símbolo de pesar e de alerta para a urgência em tomar medidas para inverter as alterações climáticas.

O principal objetivo é promover nas crianças “uma educação para uma cidadania ativa e interventiva” e, para que tal aconteça, dinamizaram-se no colégio algumas atividades tais como a plantação da horta pedagógica utilizando apenas produtos orgânicos, tais como adubos naturais, a realização de uma assembleia de alunos com visionamento de uma notícia sobre as alterações climáticas seguido de reflexão sobre o que cada um pode fazer pelo clima já e agora (Árvore dos compromissos). Por último, todos os alunos de pré-escolar e primeiro ciclo foram questionados sobre o modo como se deslocam para o colégio incentivando a adoção de meios de transporte coletivos e/ ou mais ecológicos. A participação nestes dias foi também alargada à comunidade educativa, envolvendo pais e funcionários do colégio que foram convidados a participar na árvore dos compromissos.

Avaliação/impacto

Alguns elementos da comunidade educativa mostraram-se interessados mas a participação podia ter sido mais significativa na Árvore dos compromissos. Iremos manter os recursos disponíveis durante mais algum tempo e incentivar as crianças que ainda não participaram.

No que concerne à horta pedagógica todos se encontram empenhados e após a plantação têm seguido o horário da horta para tratar da mesma com zelo, regando diariamente.

Colégio O Sossego da Mamã | Almada
Erradicar a fome - Objetivo 2Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

07/10/2019

Submeter um comentário