Global Action Days na EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula

Global Action Days na EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula

Objetivo

Assinalar o Dia internacional Eco-Escolas; Participar no Global Action Days; Promover a Educação Ambiental junto da comunidade escolar; Despertar na Comunidade Escolar o interesse e o respeito pelo Meio Ambiente; Sensibilizar os alunos para a importância de protegermos a nossa floresta;

Número de participantes

71

Descrição

Os alunos da EB1/ PE Dr. Clemente Tavares – Gaula, ao longo da semana de 6 a 10 novembro, comemoraram o Global Action Days. No decorrer da semana todas as turmas foram à horta pedagógica onde plantaram ervas aromáticas, trazidas pelos alunos, professores e auxiliares. Demos ainda início à construção do nosso sementário, com recurso à reutilização de materiais e procurou-se sensibilizar os alunos para a importância da recolha de sementes, de modo a garantir a continuidade das espécies. As sementes recolhidas serão armazenadas no nosso banco de sementes e posteriormente utilizadas na nossa horta. Na sala de aula, as turmas foram desafiadas a deixar por escrito na “Árvore dos Compromissos”, os seus compromissos relativos à proteção, prevenção e intervenção na floresta. Os compromissos assumidos, pelos alunos, professores e auxiliares, foram afixados pelos alunos num cedro, espécie endémica, existente no pátio da escola, previamente forrado, de modo a não lesar a árvore. As turmas do 3º e 4ºanos de escolaridade deram continuidade à construção de uma árvore de Natal, com recurso à reutilização de garrafas de plástico verde, desafio lançado à escola pela Câmara Municipal de Santa Cruz. A recolha de embalagens contou com a participação da comunidade educativa e local. Os alunos foram igualmente desafiados a recolherem o lixo existente no parque de estacionamento da escola e a limparem os jardins da escola, de modo a torná-los mais limpos, aprazíveis e acolhedores para todos.

Avaliação/impacto

Ao longo da semana, de 6 a 10 de novembro, foi notório o interesse, empenho e o envolvimento da comunidade escolar, nas várias atividades dinamizadas, na escola, para assinalar o Global Action Days. Os alunos mostraram-se muito recetivos e participaram ativamente nas iniciativas promovidas. Verificou-se igualmente uma boa colaboração dos pais mediante o envio de sementes, para a construção do sementário, a recolha de garrafas de plástico para a construção da árvore de Natal e o envio de ervas aromáticas para o canteiro de ervas aromáticas. A elaboração dos compromissos para a “Árvore dos Compromissos” constituiu um momento de reflexão, único e singular, que contribuiu para sensibilizar, alertar e despertar a consciencialização ecológica dos alunos.

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula | Santa Cruz
Educação de qualidade - Objetivo 4Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

11/11/2017

Submeter um comentário