Exposição “Árvores Nativas de Portugal”

Exposição “Árvores Nativas de Portugal”

Objetivo

Dar a conhecer as árvores nativas de Portugal à comunidade escolar e população em geral e o seu papel no sistema climático. Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da Floresta Nativa. Dar a conhecer algumas das funções mais importantes da Floresta Nativa.

Número de participantes

600

Descrição

De 18 a 26 de abril tivemos patente, no átrio principal da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, a exposição “Árvores Nativas de Portugal” produzida pela ABAE – Programa Eco-Escolas, em parceria com a Biodiversity4all e apoiada pelo Fundo Ambiental. Esta iniciativa esteve integrada nos Global Action Days, na Semana da Terra (Projeto Educativo Municipal) e nas atividades dos Dias Abertos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

Ao longo destes seis dias úteis, vários foram os professores, de diferentes áreas disciplinares, que aceitaram o desafio de, numa das suas aulas, levar os alunos a visitar a exposição e participar no Jogo “Olha a árvore”. Este jogo, levado a cabo individualmente ou em grupo, consistiu na resolução de uma ficha de observação da exposição, constituída por vinte questões de verdadeiro/falso, uma sobre cada uma das 20 espécies de árvores nativas da Floresta Portuguesa dadas a conhecer nos diversos roll ups.

Previamente, ainda na sala de aula, foi promovido com várias turmas o diálogo acerca deste tema, iniciando-se o mesmo pela exploração do significado da expressão “árvore autóctone/nativa de Portugal” e também pela identificação de algumas dessas espécies.

Os discentes manifestaram interesse e curiosidade durante toda a atividade, participando no diálogo em sala de aula e observando com atenção toda a informação disponibilizada em cada um dos roll ups expostos no átrio da escola. Muitos foram os alunos que tiveram as 20 respostas certas!!! Parabéns!!

No âmbito dos Dias Abertos, os alunos do primeiro ciclo das duas Escolas Básicas do Agrupamento, que vieram até à escola sede, puderam, além de visitar a exposição, divertir-se, a aprender, com a construção de puzzles (20 puzzles de tamanho A1 – 12 peças) sobre as espécies nativas da nossa Floresta. Na sala onde esta atividade foi desenvolvida estiveram também expostos os posters Eco_Código elaborados pelos alunos de 9.º ano na disciplina de Educação Visual e os visitantes foram convidados a participar, votando, na eleição daquele que vai representar a Serafim Leite no concurso promovido pela ABAE – Programa Eco-Escolas.

Obrigada a todos (Muitos!!) os que colaboraram para o sucesso de todas estas iniciativas!!

Avaliação/impacto

Grande adesão à visita orientada da exposição através do Jogo “Olha a Árvore”. Por certo o conhecimento da nossa Floresta Nativa Portuguesa aumentou na comunidade escolar. Conhecer Mais para Proteger Melhor!!

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite | São João da Madeira
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

01/05/2018

Submeter um comentário