Espécies invasoras: uma grave ameaça à biodiversidade.

Espécies invasoras: uma grave ameaça à biodiversidade.

Objetivo

  • Distinguir os conceitos de espécies exóticas e espécies invasoras;
  • Esclarecer os conceitos de espécies nativas, autóctones e endémicas;
  • Enriquecer os conhecimentos dos alunos promovendo o seu contacto com investigadores através de palestras;
  • Alertar os alunos para o impacto negativo das espécies invasoras nos ecossistemas;
  • Consciencializar os alunos para a importância das plantas nativas  e a valorização da floresta para a preservação da biodiversidade.

Número de participantes

1500

Descrição

No âmbito da auditoria ambiental efetuada na Escola  Básica António Alves Amorim, constatou-se um grande desconhecimento sobre espécies exóticas, espécies invasoras e espécies nativas, autóctones e endémicas. No Plano de Ação entretanto elaborado ficou definido que, para além da abordagem desta temática nas disciplinas que a possuem no seu currículo, seria importante enriquecer os conhecimentos dos alunos promovendo o seu contacto com investigadores através de palestras, sobre a diferença entre aqueles conceitos e consciencializá-los, por um lado, sobre a interferência das espécies invasoras nos ecossistemas e, por outro, sobre a importância das plantas nativas  e a valorização da floresta para a preservação da biodiversidade.

A palestra decorreu no dia 24 de abril de 2018, tendo sido a palestrante convidada a Prof. Dra. Rosa Pinho, investigadora e curadora do Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (HDBUA).

A palestra, cujo público-alvo foram todas as turmas do 8.º ano, foi complementada com a exposição “Floresta Portuguesa – um olhar mais atento”, promovida pelo HDBUA, destinada a toda a comunidade escolar, incluindo os pais/encarregados de educação, que decorrerá até dia 3 de maio. O objetivo desta exposição foi despertar nos visitantes um olhar mais atento para a beleza e importância da floresta e alertar para os perigos de que é alvo.

A exposição será utilizada para a realização de um jogo de observação dos painéis expostos, destinado sobretudo aos alunos dos 8.º e 9.º ano e a todos os que se manifestem interessados, no âmbito do dia do Agrupamento (30 de abril) e do Clube Visão Ecológica da escola.

Avaliação/impacto

Os alunos que participaram na palestra mostraram grande interesse no tema apresentado e, em geral, ficaram esclarecidos quanto aos diferentes conceitos que suscitaram a realização deste evento.

A exposição atraiu os alunos e os restantes elementos da comunidade educativa através de painéis com excelentes imagens e descrições bastante detalhadas, aliando grande rigor científico a curiosidades sobre as diferentes espécies representadas.

Escola Básica António Alves Amorim - Lourosa | Santa Maria da Feira
Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

28/04/2018

Submeter um comentário