Em defesa das alterações climáticas

Em defesa das alterações climáticas

Objetivo

  • Alertar toda a comunidade escolar para a urgência de defender o planeta das agressões do Homem;
  • Sensibilizar para a mudança de comportamentos mais amigos do ambiente;
  • Cooperar com  ações de desenvolvimento sustentável.

Número de participantes

812

Descrição

No dia 27 de setembro, o Colégio Diocesano Nª Sª da Apresentação, aderiu à ação global de alertar a comunidade escolar para a problemática das alterações climáticas no planeta.

Os primeiros 50 minutos de aulas nesse dia foram dedicados ao diálogo nas turmas sobre as causas e as consequências das nossas ações no planeta, bem como ao assumir-se a consciência de que cada um deve assumir um compromisso efetivo na prevenção de comportamentos irresponsáveis que penalizam toda a humanidade.

Na presença de todos os alunos, a Bandeira Eco-escolas foi colocada a meia haste e assim ficou por três dias como forma simbólica de todos dizerem, em uníssono, “BASTA!”. A escola, enquanto espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências que levem a uma cidadania ativa e interventiva, assume aqui um papel fundamental na promoção das linhas de sustentabilidade, alertando para o pressuposto que todos podemos e devemos “ser parte da solução” ambiental.

Sintonizados com o habitual trabalho do colégio enquanto Eco-Escola e do conceito dos Global Action Days, realizaram-se várias ações positivas pelo ambiente: a limpeza de espaços, o cuidado pelos espaços exteriores da escola (canteiros e espaços verdes), designadamente na eliminação de agente invasores (como as acácias e ervas daninhas) que precisam de atenção permanente. No fundo, levaram-se a cabo várias ações simples, que são as do quotidiano e que precisam de ser recordadas e postas em prática todos os dias por todos nós, de modo a preservarmos o que temos e, se possível, melhorarmos sempre.

Avaliação/impacto

As atividades realizadas tiveram um impacto positivo em todos aqueles que tiveram possibilidade de participar de modo mais efetivo. Os vídeos apresentados e as campanhas de limpeza de espaços exteriores e de arranque de invasoras tornaram-se num alerta, muito importante, para esta problemática.

Colégio Diocesano Nª Sª da Apresentação | Vagos
Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

07/10/2019

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *