É imperativo não fumar! Fumando, seja um fumador responsável!…

É imperativo não fumar! Fumando, seja um fumador responsável!…

Objetivo

Sensibilizar a comunidade académica e a população do Parque das Nações para as implicações ambientais e para a saúde, decorrentes dos hábitos tabágicos.

Número de participantes

80

Descrição

O evento, numa organização conjunta da ESTeSL e da AEESTeSL, integrado nas atividades do Dia Mundial do Não Fumador, que se comemorou no dia 17 de novembro, procurou sensibilizar a comunidade académica e a população do Parque das Nações para as implicações dos hábitos tabágicos. Durante o período da manhã foi realizada uma palestra intitulada “Deixar de fumar! Como orientar? Como motivar?”, pela docente da ESTeSL, especialista em Cardiopneumologia-Fisiologia Clínica e investigadora na área da prevenção e cessação tabágica, professora Hermínia Dias. Durante a tarde, dezenas de estudantes que se voluntariaram, acompanhados por funcionários docentes e não docentes da ESTeSL, assim como por Alberto Carrolo, fiscal da área da gestão urbana da Junta de Freguesia do Parque das Nações, recolheram do chão uma quantidade significativa de “beatas”, no troço entre a ESTeSL e a Gare do Oriente, no Parque das Nações.

Esta iniciativa, que se insere nas atividades de integração dos novos estudantes, contou com o apoio do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo (PNPCT) da Direção Geral da Saúde (DGS), da Junta de Freguesia do Parque das Nações, da Missão Beatão e da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Avaliação/impacto

A atividade foi avaliada tendo em conta o número de participantes (cerca de 80) e os resíduos recolhidos (cerca de 60 litros). Importa ainda realçar as parcerias estabelecidas, tendo em vista a concretização e sucesso da atividade.

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa | Lisboa
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Jovens Repórteres para o AmbienteEcoXXIEco-Escolas
Publicado a

22/11/2018

Submeter um comentário