Dia Nacional do Mar

Dia Nacional do Mar

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi sensibilizar os alunos tendo em vista a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional, e para os problemas que o mar enfrenta com a poluição sobretudo a questão do plástico marinho.

Número de participantes

200

Descrição

O Dia Nacional do Mar celebrou-se a 16 de novembro.

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.

Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.

Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos.

Os alunos do 6º ano, na disciplina de Ciências Naturais pesquisaram, partilharam e debateram o tema do “Dia Nacional do Mar”, a poluição no mar e os riscos de perda de biodiversidade. Assim a turma decidiu elaborar um projeto para apresentarem a todos os colegas da escola como comemoração do Dia do Mar.

Nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica fizeram cartazes em forma de “balão de pensamento” relativamente ao tema dos descobrimentos, economia e a poluição e criaram pequenos seres marinhos com as tampas de garrafas, garrafões e de iogurtes e restos de cartões e papeis.

Utilizaram materiais da reciclagem para criarem painéis que colocaram à sua frente, uns com cotonetes, palhinhas, garrafas, embalagens, pedaços de plásticos e de redes para representar o mar poluído e outros com os pequenos seres marinhos para o mar limpo. Ainda fizeram a três dimensões um ambiente marinho limpo e um poluído, utilizando garrafões que foram cortados transversalmente para terem uma abertura permitindo terem água, pedrinhas de fundo, rochas, corais, conchas, cotonetes, palhinhas, redes e pedaços de plástico.

Montaram a exposição na sala de aula onde explicaram o trabalho e apresentaram dois documentários:”ISWA Vídeo Awards 2018 (your action runs through the world)“e “Sources and impacts of marine litter by jane Lee / Marlisco”.

Avaliação/impacto

A avaliação deste projeto foi muito positiva, pois teve um grande impacto na vida destes alunos que, ao fazerem o trabalho de pesquisa, tomaram consciência da importância do mar e das consequências que as nossas atitudes têm para a biodiversidade. Além disso conseguiram transmitir esses conhecimentos e alertas aos restantes alunos da escola.

Externato Padre António Vieira | Oeiras
Educação de qualidade - Objetivo 4Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14
Eco-Escolas
Publicado a

30/11/2018

Submeter um comentário