Dia Internacional das Eco_Escolas: Hastear da Bandeira Verde nas 3 escolas do AESL

Dia Internacional das Eco_Escolas: Hastear da Bandeira Verde nas 3 escolas do AESL

Objetivo

Assinalando o Dia Internacional das Eco_Escolas serão hasteadas as bandeiras Verde Eco_Escolas nas três escolas do Agrupamento um vez que, pelo segundo ano consecutivo, somos um Eco_Agrupamento. Na escola sede será também hasteada a Bandeira de Escola Amiga dos Direitos Humanos!Pretende-se afirmar o compromisso de, no presente ano escolar 2018-2019, continuarmos a promover os valores da sustentabilidade da Terra, dinamizando múltiplas ações sobre os temas base do projeto (água, energia e resíduos) mas especialmente ações sobre os temas do ano: Floresta e Mar.

Número de participantes

1200

Descrição

Pelo segundo ano consecutivo o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) recebeu o diploma de Eco_Agrupamento! Assim, na manhã do dia 7 de novembro, Dia Internacional das Eco Escolas, a Comunidade Educativa das três escolas compareceu no pátio de entrada de cada uma das instituições para participar no hastear da Bandeira Verde Eco_Escolas . Em cada escola promoveram-se pequenas ações de celebração deste galardão: música, poesia, identificação de árvores autóctones, plantação de um castanheiro, criação de um mural,…. Mas sobretudo assinalou-se o compromisso de, durante o presente ano letivo, se continuar a trabalhar em prol da Sustentabilidade da Terra dinamizando ações não só sobre os temas base (água, resíduos e energia) mas especialmente sobre os temas Floresta e Mar (temas do ano). Na escola sede do agrupamento foi também hasteada a Bandeira do Projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos” reforçando a mensagem de que a Vida é um direito de todos os seres Humanos, assim como o é ter acesso a água potável, alimento, habitação, saúde, etc..

As escolas têm como entidades parceiras a Autarquia e a Junta de Freguesia, por isso, o Presidente da Câmara, os Vereadores da Educação e do Ambiente, a Presidente da Junta de Freguesia e a Eng. Vera Neves estiveram presentes nos eventos. O Sr. Presidente da Câmara ao reforçar a importância destes dois projetos desenvolvidos no AESL, chamou a atenção para notícias recentes que denotam ameaças a vários Direitos Humanos e deu exemplos do dia-a-dia em que usamos quantidades excessivas de recursos naturais pondo assim em causa o Futuro da Vida na Terra.

Avaliação/impacto

Forte envolvimento e participação da comunidade escolar.

Promoção de comportamentos e hábitos de vida saudável.

Reforço da articulação curricular entre ciclos e entre as escolas que constituem o AESL.

Reforço do papel e da imagem do Agrupamento na comunidade local, nacional e internacional como uma instituição/organização de referência e de qualidade.

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite | São João da Madeira
Educação de qualidade - Objetivo 4Reduzir as desigualdades - Objetivo 10Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Bandeira Azul
Publicado a

20/11/2018

Submeter um comentário