Dia do Hastear da 1ª Bandeira Verde da Alves Martins

Dia do Hastear da 1ª Bandeira Verde da Alves Martins

Objetivo

  • Hastear a Primeira Bandeira Verde da Escola Secundária Alves Martins.
  • Afirmar a intenção da Escola Secundária Alves Martins de continuar o Programa Eco-Escolas nos próximos anos, como forma de promover a educação ambiental na escola e na localidade.
  • Realização do evento no exterior da escola – entrada principal da escola para reunir mais membros da comunidade escolar e local.

Número de participantes

300

Descrição

O Clube Eco-Escolas conquista este Certificado de Escola Amiga do Ambiente após ter intervencionado espaços exteriores da escola tornando-os mais agradáveis e mais limpos. A sensibilização, e o facto de todas palestras de educação ambiental terem sido acessíveis a toda a comunidade escolar, são alguns dos pontos que justificam a avaliação da ABAE. Além disso, destaca-se ainda a disponibilização de documentos sobre a auditoria ambiental e a dinamização de atividades para diversas faixas etárias, como é o caso do Dia Eco-Escolas e do Ambiente 2017. Atendendo a que este é um galardão merecido e reconhecido pela comunidade escolar, realizou-se no dia 10 de novembro a celebração do evento “Dia do Hastear da 1ª Bandeira Verde da Alves Martins”, que contou com a participação de mais 300 pessoas da comunidade escolar e local. O reconhecimento que hoje recebemos acontece graças às parcerias (do Município de Viseu, a Freguesia de Viseu, Grupo Peixoto, entre outras entidades) e forte empenho de alguns funcionários, professores e alunos.

O reforço na sensibilização, a organização dos espaços exteriores, as saídas de campo são alguns dos pontos fortes destacados no plano de ação 2017/2018. Este ano, continuando e reforçando o trabalho já efetuado, contando com a ajuda de várias entidades e parcerias, vamos sensibilizar, envolver e fomentar a defesa do património ambiental junto da comunidade educativa.

Avaliação/impacto

O impacto foi positivo, envolvendo toda a comunidade escolar. Foram várias as turmas convidadas e as entidades presentes, desde a direção da escola, vereadora do Ambiente e vereadora da Educação da Câmara Municipal de Viseu, Presidente da Junta de Freguesia de Viseu, Comandante da GNR e da PSP, representantes da comunicação social local (Viseu), familiares e amigos da equipa Eco-Escolas ESAM.

Toda a comunidade reconhece o trabalho desenvolvido no ano letivo anterior e sabe o significado de o que é ser uma Eco-Escola e o porquê de termos conquistado a 1ª Bandeira Verde.

ES Alves Martins | Viseu
Educação de qualidade - Objetivo 4Trabalho Digno e Crescimento Económico - Objetivo 8Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Eco-Escolas
Publicado a

28/11/2017

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *