Dia da Terra – 22 de abril: um compromisso e uma visão de futuro otimista na pandemia da Covid-19

Dia da Terra – 22 de abril: um compromisso e uma visão de futuro otimista na pandemia da Covid-19

Objetivo

Pretende-se que os alunos, juntamente com as suas famílias, assumam compromissos exequíveis a favor do futuro mais sustentável do planeta Terra.

Número de participantes

45

Descrição

Na aula de Ciências do dia 22 de abril, no Ensino à distância, a Professora Celeste Pereira desafiou os alunos das suas turmas do 8º e 9º anos para publicarem fotografias originais da sua autoria tiradas ao seu querido planeta Terra antes ou durante o confinamento em que vivem. Na janela, no jardim, na escola, numa visita de estudo, no caminho para a escola… Uma foto especial quer pela sua beleza, quer pela chamada de atenção para a biodiversidade ou para um problema detectado.

As Eco-escolas enviaram para os professores coordenadores um conjunto de desafios para as famílias dos Eco-estudantes realizarem no dia da Terra: um inquérito de compromissos e uma proposta de elaboração de um desenho em família.

Lancei o desafio às turmas do 5º ano e, em resultado, surgiram vários desenhos e compromissos. Destaco o compromisso da família Loureiro (andar mais a pé em família) e o desenho do aluno Gonçalo Loureiro do 5º B.

Avaliação/impacto

Surgiu um Padlet com 44 fotos de animais, flores, árvores, paisagens, problemas de erosão nas praias e lixo na escola… Várias visões do nosso planeta visto pelos olhos dos nossos alunos e professores. Uma visão sempre optimista, porque se observamos, queremos conhecer e preservar.

Elaboraram-se desenhos para ilustrar o nosso compromisso. São intenções que queremos neste contexto de pandemia transformar em compromissos realizáveis.

Escola EB 2,3 de Celeirós | Braga
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

28/04/2020

Submeter um comentário