Cerimónia de entrega de galardões e Bandeiras Verdes – Pombal -04 de outubro 2018

Cerimónia de entrega de galardões e Bandeiras Verdes – Pombal -04 de outubro 2018

Objetivo

No Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas, é reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.  

Número de participantes

50

Descrição

No pretérito dia 4 de outubro de 2018, um quente dia outonal, realizou-se o Encontro Nacional de Eco-Escolas, na cidade de Pombal, para entrega dos galardões e Bandeiras Verdes.

Dinamizada pela ABAE, Associação de Bandeira Azul da Europa, em consonância com  a Câmara Municipal de Braga, Pelouro do Ambiente, (assim como outros municípios), a nossa jornada envolveu um grupo de 50 alunos e professores bracarenses, de várias Escolas do concelho, numa atividade integradora que durou todo o dia.

As atividades foram iniciadas com vários “Stand” de Eco-Mostra.

A sessão de abertura oficial foi aberta por José Archer (Presidente da ABAE); Ana Cabral (Vereadora da Educação da CM de Pombal);  José Vítor Pedroso (Diretor Geral da DGE); Célia Ramos (Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza).

Foi apresentado o programa Eco-Escolas: uma estratégia de educação para a Cidadania.

Seguidamente, procedeu-se ao balanço 2017/18: o reconhecimento das “Escolas Madrinhas 2017/2018”, assim como os “Eco-Agrupamentos 2017/2018” (100% Eco-Escolas).

Relativamente às atividades 2017-18, foram distribuídos os prémios: Geração Depositrão; Roupas Usadas, não estão acabadas; Alimentação Saudável e Sustentável; Hortas Bio nas Eco-Escolas; Desafio Tetrapak; Desafio UHU; Concurso Nacional Poster Eco-Código; Brigada Verde da Floresta.

Após o almoço, num ambiente descontraído de piquenique, teve lugar o clímax da sessão: o espectáculo com o cantor convidado Paulo Sousa! Miúdos e graúdos, todos vibraram com as canções entoadas em coro, dançando animadamente e batendo palmas.

Finalmente, a esperada “Entrega das bandeiras Verdes 2017/2018”, a cerimónia oficial de reconhecimento do trabalho desenvolvido.

No término da sessão, procedeu-se à distribuição do lanche e kit de materiais às crianças e jovens participantes.

Avaliação/impacto

Dia diferente, mas muito gratificante.

Muita motivação.

Aproveitamos aqui, para parabenizar toda a equipa responsável por estes encontros. Continuem a fazer encontros destes.

Escola Básica de Gualtar - Agrupamento Carlos Amarante | Braga
Educação de qualidade - Objetivo 4
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-Escolas
Publicado a

30/11/2018

Submeter um comentário