Campanha de Recolha de Lixo na EB 2,3 de Paço de Sousa

Campanha de Recolha de Lixo na EB 2,3 de Paço de Sousa

Objetivo

Prevenção da produção de resíduos

Número de participantes

180

Descrição

No passado dia 27 de fevereiro de 2019 realizou-se uma campanha de recolha de lixo na escola EB 2,3 de Paço de Sousa (Penafiel) com o intuito de sensibilizar os alunos para o lixo produzido na escola, em especial aquele que é deitado para o chão. Esta atividade decorreu no âmbito do Programa Eco-Escolas e contou com a participação da Diretora do Agrupamento e o total apoio da Câmara Municipal de Penafiel através da participação dos Engenheiros Jorge Alves e Elsa Dias e da disponibilização de sacos e luvas para a recolha.

Na campanha, 9 turmas da escola foram distribuídas pelos diferentes espaços da escola com a responsabilidade de recolherem os resíduos que aí se encontrassem depositados.

A nossa turma (9ºB) ficou responsável pela recolha do lixo à volta do pavilhão e até foi um momento divertido pois toda a gente colaborou. As restantes turmas fizeram o mesmo e assim, em menos de uma hora, deixámos os espaços limpos tendo sido recolhidos mais de 1500 litros de resíduos, tendo os sacos recolhidos ficado em exibição em local apropriado da escola como forma de todos se aperceberem da quantidade de lixo que todos os dias são produzidos na escola.

Nós pensamos que esta atividade favoreceu a nossa escola, pois no fim, olhamos à nossa volta e estava um ambiente mais limpo, mais agradável e menos poluído. Pensamos também esta é uma boa maneira de reduzir o lixo que é deitado para o chão, pois talvez os alunos pensem duas vezes antes de colocarem o lixo no sítio errado.

Na nossa opinião, esta atividade deveria ser realizada mais vezes, por exemplo, uma vez por mês, porque podemos ajudar o ambiente da escola e, ao mesmo tempo, juntar também a diversão e estarmos todos juntos.

 

Turma 9ºB da EB 2,3 de Paço de Sousa

Avaliação/impacto

Durante o dia da atividade verificou-se uma menor produção de resíduos e a sua mais correta colocação no recipientes para isso destinados.

Nos dias seguintes, registou-se um maior cuidado na colocação do lixo nos recipientes próprios

Escola EB 2,3 Paço de Sousa | Penafiel
Educação de qualidade - Objetivo 4Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-Escolas
Publicado a

21/03/2019

Submeter um comentário