A nossa escola participa na Semana da Terra 2021 do Município de S. João da Madeira

A nossa escola participa na Semana da Terra 2021 do Município de S. João da Madeira

Objetivo

  • Sensibilizar para as energias renováveis.
  • Mostrar à comunidade os trabalhos – cataventos – dos alunos produzidos durante o confinamento.
  • Demonstar a interligação dos temas Energia e Ar com várias ações do dia-a-dia.
  • Colaborar com a Autarquia.

Número de participantes

120

Descrição

No município de S. João da Madeira comemora-se a Semana da Terra desde 2004, resultante da criação da Agenda 21 Local, para realçar o importante trabalho que é desenvolvido na área ambiental e social. Este evento constitui uma “tradição” na cidade, onde muitas instituições, escolas e associações participam ativamente com propostas ecológicas e solidárias em prol do concelho em particular e do planeta no seu todo.

O lema do ano 2021 é “Seja mais sustentável no seu dia-a-dia!” e ao Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi atribuído o tema ENERGIA. Este tema foi ligado com o tema do ano AR e assim na escola sede, na tarde do dia 20 de abril, apesar de alguma chuva, foi montado um Jardim de Vento com  cataventos construidos com materias recicláveis, durante o confinamento, por alunos do 10.ºB, 10.ºD, 11.ºF e 12.ºG. Já os alunos do 8.ºA e 8.ºB fizeram sementeiras  de Girassol e mostraram como estes, usando a fonte de energia primária – o sol, podem ser também uma importante fonte de energia para o Homem.

Juntos, podemos mudar o mundo!

Avaliação/impacto

A atividade doi bastante animada e participada. O Jardim de Vento criado junto à entrada principal da escola permite sensibilizar a comunidade educativa no seu todo. O vídeo produzido em colaboração com a autarquia encontra-se divulgado nas plataformas de comunicação do AESL e da Câmara.

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite | São João da Madeira
Educação de qualidade - Objetivo 4Energias Renováveis e Acessíveis - Objetivo 7Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Eco-Escolas
Publicado a

01/05/2021

Submeter um comentário