Viveiros de espécies autóctones e horta biológica / Jogos tradicionais (26 de abril de 2019)

Viveiros de espécies autóctones e horta biológica / Jogos tradicionais (26 de abril de 2019)

Objetivo

Fazer a manutenção/transplante dos viveiros de espécies autóctones (pinheiros mansos semeados no ano passado). Criar viveiro de novas espécies autóctones (tivemos uma oferta de um medronheiro e de uma oliveira). Estudar as características das espécies em viveiro. Promover a interação e cuidado de espécies autóctones que existem ou poderão desenvolver-se na zona. Observação de espécies no Parque Urbano do Pragal, junto da escola. Fazer o balanço dos produtos da horta. Promover atividades fìsicas ao ar livre. Contactar com atividades tradicionais de rua portuguesas.

Número de participantes

252

Descrição

Todos os alunos vestidos de verde, cantámos o Hino do Eco-escolas.

Observámos os pinheirinhos de todas as turmas que cresceram cerca de 10 cm desde o ano passado.

Da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Almada foi-nos dito que com este tamanho ainda não os podemos transpalntar para o Parque Urbano, pelo que é preciso cuidar deles até crescerem mais.

Os alunos das oito turmas do 1º ciclo, com a terra e os vasos maiores que angariámos na comunidade, fizeram a transplantação dos seus pinheirinhos para um vaso maior e estudaram as características desta árvore.

As crianças das duas turmas do pré-escolar plantaram uma oliveirinha e um medronheiro (oferecidos) para acrescentar às espécies em viveiro.

Cada turma fez também o balanço dos produtos que cresceram no seu quinhão da horta e registou na respetiva folha de registo.

Através da Associação de Coletividades do Concelho de Almada (ACCA) , os seus voluntários vieram à escola fazer uma demonstração de Jogos Tradicionais, que todos os alunos puderam experimentar.

 

Avaliação/impacto

Todos os alunos participaram em todas as atividades com muito entusiasmo.

Ficaram entusiasmados com a ideia de que as suas “árvores” irão para o Parque Urbano do Pragal, e responsabilizaram-se por tratar bem delas para que cresçam bem.

Concluímos que a maioria das sementes e plantas que foram postas na horta cresceram bem e que as podemos usar na confeção dos almoços na escola.

Muitas crianças e alunos não conheciam muitos dos jogos tradicionais apresentados e experimentados.

EB1/JI do Pragal | Almada
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Eco-Escolas
Publicado a

06/05/2019

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *