Visita de estudo à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto: “Natureza Viva nas Dunas de S. Jacinto” e “ Limpeza da Praia de S. Jacinto”.

Objetivo

O principal objetivo destas atividades é o de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município.

Número de participantes

40

Descrição

No âmbito do Programa Eco-Escolas e do PAEMA (Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro), realizou-se uma visita de estudo, no dia 18 de abril de 2018, onde os alunos participaram nas atividades “Natureza Viva nas Dunas de S. Jacinto” e “ Limpeza da Praia de S. Jacinto”.

O principal objetivo destas atividades é o de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município.

Foi também oportunidade para abordar:

–  a formação do cordão dunar litoral e a compreensão do papel da vegetação na fixação dunar;

– o valor patrimonial natural e cultural;

– a observação e identificação das espécies arbóreas e arbustivas mais significativas e as consequências da introdução de plantas invasoras;

– a observação e identificação de aves.

Avaliação/impacto

Relativamente à atividade “Limpeza da Praia de S. Jacinto”, recolheu-se, identificou-se e quantificou-se uma grande quantidade de lixo  que será analisado pela Câmara Municipal de Aveiro, com o objetivo de se tomarem medidas.

A visita à Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto foi igualmente importante pela tomada de consciência dos problemas ambientais relacionados com a proteção da biodiversidade e dos habitats naturais.

Os alunos participantes nesta atividade revelaram grande interesse e empenho reconhecendo a urgência de assegurar a sustentabilidade do planeta e o bem-estar do ser humano.

 

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima | Aveiro
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Eco-Escolas
Publicado a

19/04/2018

Submeter um comentário