Visita às instalações da Suldouro

Visita às instalações da Suldouro

Objetivo

Breve explicação das infraestruturas e processos de tratamento de resíduos indiferenciados e selectivos; visita guiada à Central de Valorização Orgânica, Central de Valorização Energética, Estação de Triagem, Estação de tratamento de lixiviados e aterro sanitário.

Número de participantes

80

Descrição

Nos dias 8 e 9 de novembro, no âmbito do projeto “Reduzir e Recriar D’Ouro” da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, os alunos do 8º ano realizaram uma visita de estudo à Suldouro. Primeiro foram recebidos num espaço acolhedor, onde lhes foram expostos variados factos relativos à recolha e tratamento dos resíduos recolhidos nas cidades de V.N.Gaia e de Santa Maria da Feira, nomeadamente variedade, quantidade e destino dos diferentes tipos de resíduos. Perante o seu espanto tomaram consciência das diversas utilidades e materiais produzidos a partir da reciclagem de resíduos, bem como do seu aproveitamento energético. De seguida puderam visitar diferentes zonas das instalações, nomeadamente os locais de separação e armazenamento dos materiais recolhidos nos ecopontos, as zonas de pré-tratamento dos lixiviados, o local de treino das aves de rapina utilizadas durante a descarga dos camiões da Suma, as balanças para pesar os ditos camiões à entrada e à saída, …

Avaliação/impacto

Ao longo da visita os alunos foram gradualmente aparentando tomar consciência da problemática da acumulação de resíduos, e das graves consequências de não se proceder à sua separação. Apesar de inicialmente terem confessado que em casa não faziam separação, foram bastantes os que à saída se mostraram motivados para começar a fazê-lo, tendo mesmo solicitado kits de separação doméstica que foram amavelmente cedidos por esta empresa.

Escola EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá | Vila Nova de Gaia
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Eco-Escolas
Publicado a

30/11/2018

Submeter um comentário