Vamos fazer da cidade do Cacém, uma cidade mais limpa!

Vamos fazer da cidade do Cacém, uma cidade mais limpa!

Objetivo

A premissa de um meio ambiente mais limpo e ecológico, incentivou a nossa comunidade educativa a criar uma campanha de limpeza de espaços comuns/comunitários. Em paralelo, foram estabelecidos contactos com a população envolvente, centrando nas crianças o importante papel, de transmitir as necessidades que a protecção ambiental acarreta, elucidando os residentes locais sobre os produtos a reciclar. O grande objetivo encontrado foi a consciencialização da responsabilidade global no cuidado com a nossa cidade e o efeito que se repercute no planeta, através das pequenas “grandes” acções.

Número de participantes

89 crianças + 9 adultos

Descrição

A comunidade educativa do Jardim de Infância Cacém 1 uniu esforços, recrutando pequenos “grandes” ajudantes para ações de limpeza de espaços comuns/comunitários e de sensibilização da comunidade para a reciclagem.

Os nossos alunos criaram panfletos informativos, nos quais estavam descritos os produtos que a escola recebe para reencaminhar para a reciclagem adequada. Estes panfletos, foram distribuídos pelo comércio local e pelos residentes que as crianças foram encontrando.

Quer durante o percurso, no qual as crianças interagiram com os residentes, quer após esta campanha, foi gratificante receber produtos para reciclar, que demonstrou o efeito imediato que estas iniciativas podem ter.

 

Avaliação/impacto

A campanha teve uma ótima receção por parte da comunidade e as crianças ficaram muito felizes por partilharem com todos a missão de proteger o ambiente.

Em prol desta campanha, os locais já se deslocaram às instalações do jardim de infância e entregaram alguns produtos para reciclar.

Orgulhosos da aceitação que esta iniciativa teve, iremos manter este contacto com os residentes, estreitando a confiança, criando e adequando as acções de sensibilização e relembrando a importância das recolhas periódicas, em prol de um futuro melhor.

Jardim de Infância de Cacém nº1 | Sintra
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11
Eco-Escolas
Publicado a

13/11/2017

Submeter um comentário