Vamos adotar um rio e cuidar do nosso Parque Urbano

Vamos adotar um rio e cuidar do nosso Parque Urbano

Objetivo

Sensibilizar os alunos para a necessidade de preservar os habitats naturais e a biodiversidade. Criar laços afetivos e de responsabilidade com elementos naturais da sua área de residência Assumir responsabilidades no âmbito da participação cívica e desenvolvimento da cidadania.

Número de participantes

25

Descrição

Numa bela tarde de 26 de novembro, alguns alunos da turma 8ºA da Escola Padre Alberto Neto de Rio de Mouro foram com os professores de Ciências Naturais, Físico-Química, História, Educação Visual e com uma das nossas educadoras sociais, à Ribeira das Jardas, no Parque Urbano de Fitares. Fomos a pé desde a escola ao Parque! Os alunos retiraram informações e marcaram o percurso no mapa do parque. Também tiraram muitas fotos… Conseguimos encontrar plantas típicas da nossa zona, mas também exóticas e algumas invasoras. Também vimos insetos engraçados e alguns pássaros. Medimos a profundidade e a largura da ribeira, a velocidade da água, o pH e alguns sais dissolvidos… Não conseguimos medir a temperatura da água nem ver os animais do rio. Fica para a próxima!

Agora vamos fazer uma notícia para o jornal da escola, na aula de Português.

Texto coletivo da autoria da turma 8ºA e professora de CN

Avaliação/impacto

A atividade está a ser muito estimulante e esta foi ainda só anossa primeira saída de campo.Os alunos está já a interiorizar os objetivos e,durante o fim de semana,procuram continuar a fazer visitas ao espaço,para observar se houve despejos na ribeira ou no parque,para fotografar e anotar situações novas.O impacto está a ser muito positivo mas é um processo que se irá desenvolvendo ao longo do ano.

Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto | Sintra
Educação de qualidade - Objetivo 4Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Eco-Escolas
Publicado a

30/11/2018

Submeter um comentário