V Encontro Ambiental das Escolas do Turismo de Portugal

V Encontro Ambiental das Escolas do Turismo de Portugal

Objetivo

Sensibilizar  para o compromisso das escolas com a proteção do ambiente. Promover a confraternização entre alunos a professores que dinamizam o projetos ambientais. Partilhar as boas práticas ambientais desenvolvidas pelas Escolas do Turismo de Portugal.

Número de participantes

60

Descrição

No dia 27 de abril realizou-se na Escola do Turismo de Portugal// Algarve (Faro) o V Encontro Ambiental das Escolas do Turismo de Portugal, onde se reuniram elementos representantes de 10 escolas. Contámos com a participação de cerca de 60 pessoas.

Por ser um dia diferente, com atividades lúdico-pedagógicas ligadas ao ambiente, nomeadamente à praia de Faro, à Ria Formosa e ao Ludo, consideramo-lo o Global Action Day de abril.

Iniciou-se o momento de convívio com um passeio na Ilha de Faro, cujo objetivo era preencher uma tabela de amostras de recolhas ambientais desse espaço. Seguiu-se uma caminhada pelo Parque Natural da Ria Formosa, acompanhada de algumas explicações sobre as particularidades  e características únicas desta zona. Continuamos as atividades de contacto com o meio ambiente, num eco-piquenique na zona do Ludo.

De regresso à escola, assistimos a uma partilha de boas práticas ambientais desenvolvidas pelas escolas presentes. Desde momentos de sensibilização a ações de recolha, de reciclagem, de reutilização de resíduos a projetos ambientais inovadores.

O encontro terminou com todos os participantes a degustar iguarias alusivas à dieta mediterrânica onde os ingredientes sazonais e locais são os protagonistas.

No final do encontro ficou a mensagem de que a melhoria contínua e a consciência ambiental dependem da vontade de todos mas, a cima de tudo, de uma mudança gradual de mentalidades.

Avaliação/impacto

Esta ação foi considerada muito positiva por todos os participantes, que mostraram empenho e entusiasmo na concretização das atividades e tarefas. A partilha de boas práticas ambientais permitiu a troca de experiências e ações que contribuíram para o enriquecimento de todos.

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve | Faro
Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

27/04/2018

Submeter um comentário