Uma semente para a mudança: um clima de gerações

Uma semente para a mudança: um clima de gerações

Objetivo

  Sensibilizar a comunidade educativa para os efeitos das alterações climáticas. Implementar um horto de plantas autóctones na escola e nos centros de dia de Rio Tinto.  

Número de participantes

110

Descrição

 

Os alunos das turmas J e K, do 10.º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária de Rio Tinto  deslocaram-se ao Centro Social da Paróquia de Rio Tinto, no dia 6 de Novembro, para divulgar as alterações climáticas que todos vivemos numa abordagem à tragédia dos incêndios no último Verão através de um Powerpoint elaborado nas aulas de Geografia.

Os alunos prepararam um debate para recolheram testemunhos da mudança climática e da mudança do estado da nossa floresta, no último século. Testemunho esse vivido na primeira pessoa em que os idosos partilharam com muita emoção e dinamismo.

No final do debate entre os jovens e os idosos teve início a sementeira de vegetação autóctone, no espaço do Centro Social da Paróquia de Rio Tinto, em garrafas que as brigadas de «fiscalização e recolha de garrafas» compostas por alunos do oitavo ano, recolheram na escola.

Os alunos do 10º ano realizaram um vídeo sobre as atividades desenvolvidas e um cartaz com algumas propostas dos idosos para minimizar os efeitos dos incêndios no próximo Verão que será apresentado no dia da Floresta, à comunidade escolar.

Avaliação/impacto

Esta atividade teve uma excelente recetividade por parte dos alunos e dos idosos. Todos se  mostraram empenhados e entusiasmados em dinamizar esta atividade. Foi um momento lúdico, através do qual foi possível sensibilizar e responsabilizar todos para a preservação e a sustentabilidade das  florestas.

Escola Básica e Secundária de Rio Tinto | Gondomar
Educação de qualidade - Objetivo 4Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-EscolasBandeira Azul
Publicado a

09/11/2017

Submeter um comentário