Super-Ecológicos

Super-Ecológicos

Objetivo

No dia 27 de setembro as escolas básica e secundária do Agrupamento de Escolas de Maximinos comemoraram o Dia Europeu do Desporto Escolar. Todas as turmas foram desafiadas a percorrer o trajeto entre estas duas escolas (quase 2000 m) para conhecerem a oferta extracurricular (clubes) à disposição dos alunos. O projeto Eco-escolas associou-se a esta atividade promotora da mobilidade e de cidades sustentáveis, da saúde e do sucesso escolar.

Número de participantes

600

Descrição

Com um mapa orientador na mão e um cartão de registo cada turma passou pelos diversos pontos (clubes). O Projeto Eco-Escolas foi assinalado com o posto 34 C onde se promoveu o concurso “Super-Ecológico”.

Dois alunos do 6ºano explicaram aos visitantes o seu objetivo: redução do consumo, estimulando a reutilização e a reciclagem dos resíduos.

Ao longo do ano letivo, toda a comunidade escolar é convidada a trazer diversos resíduos (escovas de dentes, óleo, roupas e brinquedos, radiografias, pilhas, papel, tampinhas de plástico, rolhas de cortiça, tinteiros, sacos de papel, lâmpadas e REEE) , cujas quantidades são registadas na secretaria da escola e convertidas em pontos. No final do ano letivo, os três alunos com mais pontos serão “Super-ecológicos” e receberão prémios fabulosos.

A reciclagem e a reutilização são gestos simples, mas que muito contribuem para a redução da pegada de carbono e para a preservação dos recursos do planeta. Com este concurso atingimos não só objetivos ambientais mas também sociais, pois estes resíduos são encaminhados para empresas que ajudam diversas causas sociais: AMI, Cruz Vermelha Portuguesa, Abraço e Refood.

Avaliação/impacto

Esta atividade mobiliza muito alunos que, de uma forma lúdica, conhecem os diversos clubes e Projetos escolares atingindo vários objetivos escolares entre eles a promoção de cidadãos ativos e responsáveis. É um excelente momento para dar visibilidade ao projeto Eco-escolas e implicar os alunos nele.

Teve uma excelente recetividade.

EB 2,3 Frei Caetano Brandão | Braga
Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

28/09/2019

Submeter um comentário