Semana Europeia da prevenção de Resíduos 2018

Semana Europeia da prevenção de Resíduos 2018

Objetivo

– Contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável; – Contribuir para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

Número de participantes

240

Descrição

O Agrupamento de escolas da Gafanha da Encarnação assinalou entre os dias 19 e 23 de novembro a Semana Europeia da prevenção dos Resíduos com um conjunto de iniciativas sobre o tema. A semana arrancou com a ação do planetário ERSUC, “A nossa casa é um planeta”, uma experiência de cinema imersivo com recurso a uma técnica de projeção 360º. Envolvidos neste ambiente os alunos foram levados a refletir sobre a quantidade de resíduos que produzimos no dia-a-dia e das consequências dessa produção pois no planeta… não existe “deitar fora”, tudo o que produzimos fica de facto “cá dentro”.

Do programa fez também parte a ação, “Faz tu mesmo”, dinamizada pela SUMA, que procurou quebrar com o atual padrão de consumo descartável. Através de brainstorming em torno de uma garrafa de vidro com uma mensagem de socorro do planeta, compreendemos a importância de dar uma nova vida aos objetos. Esta deveria ser a nossa preocupação pois permite aumentar o ciclo de vida dos objetos, o que é essencial já que produzimos em média 1,300 Kg de resíduos por dia! Assim não só poupamos os nossos recursos económicos e naturais, como ainda produzimos objetos únicos, com cunho pessoal, além de o próprio ato criativo poder ter um efeito terapêutico.

Avaliação/impacto

Esta semana teve um impacto bastante positivo na comunidade escolar, esperando-se que se traduza numa maior consciencialização da necessidade de reduzir os resíduos produzidos e de separar os resíduos que vão sendo produzidos.

Escola Básica da Gafanha da Encarnação | Ílhavo
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Eco-Escolas
Publicado a

26/11/2018

Submeter um comentário