Rota pela Floresta

Rota pela Floresta

Objetivo

Identificação de problemas ao nível da mobilidade sustentável, gestão (recolha) dos resíduos urbanos e de aplicação da nova legislação sobre limpeza e proteção da floresta.

Número de participantes

50

Descrição

Durante a manhã do dia 26 de abril os 20 alunos do 5º5 receberam os 20 alunos da EB 2,3 de Celeirós que nos passaram os testemunhos (pá e pergaminho). A receção foi muito animada com poesia, lanche e troca de presentes entre os dois grupos de alunos. Na tarde do mesmo dia os mesmos alunos (5º5) foram levar os testemunhos recebidos à Escola Profissional de Braga. Foram vários os problemas detetados e registados no pergaminho, tais como:

  • não existe uma papeleira à saída da nossa escola para a colocação das beatas e outos detritos;
  • Ao longo da rua, em frente à TUB, não existem papeleiras;
  • na rua Cidade do Porto, ao longo de todo o passeio, também faltam papeleiras;
  • o bebedouro ao lado do parque infantil, na Ponte Pedrinha, não funciona;
  • faltam placas de sensibilização para a não colocação de resíduos, ao longo da ciclovia, na margem do rio Este;
  • faltam placas de sensibilização para a recolha de dejetos dos animais nos jardins, ao longo da ciclovia, na margem do rio Este;
  • os terrenos em frente à creche existente junto à ciclovia apresentam muitos resíduos;
  • os terrenos contíguos ao Parque de exposição de Braga apresentam muito mato e árvores de grande porte à face da estrada não obedecendo à legislação em vigor.

Estiveram também envolvidos professores das 3 escolas referidas, técnicos da Câmara Municipal de Braga e agentes de segurança tornando esta atividade num ótimo exemplo da necessidade de parcerias entre as várias entidades.

Avaliação/impacto

Os alunos mostraram muito entusiasmo e empenho na identificação dos problemas observáveis durante o percurso. Este foi definido pela Câmara Municipal de Braga que criou todas as condições de segurança durante o trajeto. Os alunos reconheceram a importância destas ações para a prática de uma Cidadania Ativa e Responsável.

EB 2,3 Frei Caetano Brandão | Braga
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

27/04/2018

Submeter um comentário