Renovar a horta no Dia da Terra

Renovar a horta no Dia da Terra

Objetivo

-Assinalar o Dia da Terra -Colher Alface, Alho Francês e Ervas Aromáticas da horta biológica da escola -Vender à comunidade -Plantar outros produtos hortícolas

Número de participantes

25

Descrição

Como a escola está fechada devido à pandemia as aulas estão a ser dadas através de vídeo conferencia mas comemorou-se na mesma o Dia da Terra. Foi proposto as famílias participarem no Desafio ” A minha Família faz pelo Clima e várias participaram, escreveram os compromissos e fizeram o desenho que publicaram conforme foi sugerido. Cantamos canções sobre a natureza e fizemos uma visita virtual à quinta de Santo Inácio.  Algumas crianças fizeram apresentação sobre uma ave que pesquisaram do Desafio: “As aves da nossa escola” e partilharam fotos dos comedouros construídos com a ajuda dos pais.

Entretanto combinamos ir à escola na sexta à tarde para colher alguns legumes como as alfaces e os alhos franceses que começam a espigar e duas mães ofereceram-se para ir plantar outros produtos hortícolas no lugar dos que colhermos. Apareceram várias crianças com os seus pais junto ao portão em horário desencontrado para manter o distanciamento e comprarem os legumes colhidos que depressa esgotaram. Algumas também levaram ervas aromáticas para usarem na pizza que era a proposta para a atividade de culinária desta sexta feira.

Avaliação/impacto

Vendemos todas as alfaces, alho francês e ervas aromáticas.  Não houve produtos suficientes para toda a procura. Algumas famílias levaram ervas aromáticas como oregãos, cebolinho e manjericão para usarem na atividade proposta para esta sexta feira. A maioria das famílias do JI confecionou  a pizza com a colaboração dos seus filhos e partilharam fotos de todo o processo. Houve pizza vegetariana, pizza com fruta e pizza mista. Cada família confecionou a sua mas todas tinham como ingredientes vegetais frescos  e fruta. A massa também foi preparada e trabalhada em casa com as crianças.

As duas mães que estavam presentes na horta ajudaram a plantar outros legumes para que, quando a escola recomeçar, a horta continue bonita,  produtiva e sustentável. Reparamos que caracóis estavam a comer alguns dos nossos legumes na estufa e espalhamos farinha à volta para os afastar e proteger.

 

 

Jardim de Infância e EB do Prado | Vila Real
Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

01/05/2020

Submeter um comentário