Reflorestar Escariz

Reflorestar Escariz

Objetivo

Reflorestar áreas ardidas em 2017; Valorizar a Floresta autóctone; Compreender os impactos ambientais dos incêndios; Compreender a importância das florestas nos solos e nos recursos hídricos; Preservar as florestas; Envolver a comunidade num projecto que é de todos e para todos.

Número de participantes

40

Descrição

O Clube Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Escariz, a Junta de Freguesia de Escariz e a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga juntaram-se numa iniciativa em prol da floresta, onde marcou presença a Dra. Margarida Belém, Presidente da Câmara de Arouca. Esta iniciativa nasceu na 1ª reunião do conselho de Eco-Escolas, criando-se assim uma parceria que envolveu todas a comunidade.

Professores, pais, alunos, associações locais e autarcas uniram-se na reflorestação de uma parcela florestal, prontamente disponibilizada pela Junta de Freguesia, localizada no lugar de Vér, sendo que as espécies desta parcela foram destruídas pelos incêndios de 2017.

Uma centena de árvores (castanheiros, carvalhos, bétulas e medronheiros) foram oferecidas pela Associação Florestal de Entre Douro e Vouga. Todas elas autóctones, além de resilientes aos incêndios, adaptam-se ao clima e ao solo.

A atividade incluiu também um percurso pedestre com início no Agrupamento de Escolas até à área de intervenção, sendo que durante a caminhada os alunos recolheram o lixo encontrado, uma ação de plogging, cada vez com mais adeptos no nosso país.

A atividade tinha como principal objetivo sensibilizar para a importância e valorização da floresta, envolvendo as populações locais na gestão do local onde vivem, criando sentimento de pertença na comunidade, valorizando a identidade e cultura locais e, evidentemente, a floresta que neste território é um elemento fundamental.

Escola, autarcas, associações, pais e alunos compreenderam, in loco, os impactos ambientais dos incêndios, nomeadamente na erosão dos solos e na perda de biodiversidade. Assim, cada um teve a oportunidade de plantar uma árvore, mexer na terra e contribuir para um futuro melhor.

O balanço foi francamente positivo, tendo agradado a todos os participantes e ficando a promessa de se repetirem mais ações deste género.

Avaliação/impacto

Muito Bom.

Escola EB e Sec. de Escariz | Arouca
Educação de qualidade - Objetivo 4Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-Escolas
Publicado a

22/04/2018

Submeter um comentário