Recolha de lixo marinho

Recolha de lixo marinho

Objetivo

A atividade consistiu em saídas de campo e recolha de lixo na Praia Grande de Ferragudo, e posterior realização de trabalhos artísticos com o lixo recolhido, nas aulas de Educação Visual. Pretendeu melhorar a preservação e limpeza das praias. Teve como objetivos: despertar consciências sobre o presente e o futuro dos oceanos; despertar a curiosidade científica através de experiências educativas diversificadas.

Número de participantes

71

Descrição

No âmbito do programa Eco-Escolas, a disciplina de Ciências Naturais, nomeadamente com as turmas do 8º ano de escolaridade, que integram a nossa escola, dinamizou, durante o 2º período, uma atividade prática que consistiu em ir à praia recolher lixo marinho encontrado no areal. Pretende-se que este seja depois utilizado como ferramenta pedagógica, na disciplina de Educação Visual, ganhando vida, através da criatividade dos alunos, com a elaboração de trabalhos.
  Esta atividade tem o intuito de despertar consciências sobre o presente e o futuro dos oceanos, assim como também sensibilizar para a fragilidade dos ecossistemas marinhos.
  A aliança entre a Ciência e a Arte será certamente uma mais valia, pois o conhecimento científico torna-se muito mais apelativo quando abordado de forma lúdico/pedagógica.

Avaliação/impacto

Há que assinalar o empenho das equipas de alunos, assim como o seu esforço.

Os alunos ficaram cientes, constatando eles próprios, que uma grande variedade de detritos são descartados, quer acidental quer intencionalmente, pelos cidadãos nas praias, nas zonas costeira, resultando daí a sua introdução no ambiente marinho. Verificaram que o turismo e as atividades recreativas e de lazer são as fontes principais deste tipo de lixo.

A avaliação da atividade é bastante positiva, os alunos manifestaram muito interesse, e os objetivos propostos para a atividade foram alcançados.

Escola Básica Rio Arade - Parchal | Lagoa (Faro)
Educação de qualidade - Objetivo 4Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14
Eco-Escolas
Publicado a

16/05/2020

Submeter um comentário