Recolha Ambiental

Recolha Ambiental

Objetivo

Consciencializar para o desenvolvimento sustentável e compreender a necessidade da valorização do património natural. Alertar para os impactos negativos do abandono indiscriminado de resíduos tanto meio marinho (Ria Formosa) como no meio terrestre (zona ribeirinha adjacente). Sensibilizar e motivar para a necessidade de reduzir, reutilizar e separar de forma correta. Motivar para a participação em ações de voluntariado.    

Número de participantes

34

Descrição

No âmbito do projeto Global Action Days, no dia 9 de novembro, alunos das turmas finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, professores e diretora da escola, reuniram-se para uma recolha ambiental numa área do percurso das Eco-caminhadas quinzenais da EHTA.

Ao longo da Ria Formosa – Faro, desde as traseiras do Hotel Eva até ao final dos estaleiros da polícia marítima, procedeu-se à recolha de resíduos: embalagens, vidro e lixo indiferenciado.

A ação iniciou-se com os esclarecimentos da Dra. Filomena Silva, técnica da Fagar, sobre os procedimentos e cuidados a ter durante a recolha. Os participantes, munidos de luvas e sacos com a cor referente à recolha que iriam fazer, dividiram-se em grupos, definiram áreas de atuação e, sob os olhares cúmplices de quem passava a pé ou de bicicleta, deram o seu melhor para um bem comum.

Alguns transeuntes atreveram-se a elogiar a iniciativa o que reforçou, mais ainda, a consciencialização da necessidade de se realizarem outras ações do mesmo género.

Os participantes terminaram a atividade com o sentimento de dever cumprido, mas conscientes de que é imperativo fazer mais e melhor.

Total da recolha:

Lixo indiferenciado – 10 sacos de 120 Lt

Embalagens – 9 sacos 120 Lt

Vidro – 4 sacos 120 Lt

Avaliação/impacto

A atividade teve impacto positivo tanto nos alunos que estiveram diretamente envolvidos na atividade como em toda a comunidade escolar.

A comunidade local também reconheceu a importância da iniciativa.

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve | Faro
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

10/11/2017

Submeter um comentário