Quercus com Nuno Sequeira no CEAN- O Montado a património da Humanidade

Quercus com Nuno Sequeira no CEAN- O Montado a património da Humanidade

Objetivo

  • Valorizar o montado enquanto floresta biodiversa;
  • Aumentar o sentido de pertença das crianças em relação ao montado;
  • Fortalecer o conhecimento sobre o montado, suas atividades e sua biodiversidade;
  • Aproximar as crianças das ONG´s como é o caso da Quercus e do seu papel voluntário na sociedade;

Número de participantes

185 crianças e famílias e 16 técnicos do CEAN

Descrição

No dia 29 de Abril recebemos no CEAN o Nuno Sequeira Ex- presidente da Quercus e atualmente vogal da direção no âmbito dos Global Action Days para aproximarmos os nossos alunos e familias da importância do Montado. A quercus aderiu com prontidão e apresentou no nosso auditório uma exposição sobre o montado e sua riqueza acompanhada da apresentação participativa com os nosso alunos por parte do Nuno Sequeira. No mesmo dia um grupo de alunos do CEAN do clube clic apresentou também a sua investigação sobre a Lontra no caso de estudo da bacia do Guadiana. Foi ainda lançado o clube de caminhadas do CEAN “OS AZEITOLAS” que conta com alunos e familias a partir do 3º ano. Iremos até Julho realizar diversas caminhadas semanais pela vila de Campo Maior e a fim de semana vamos percorrer trilhos da rede regional Feel Nature. No Mês de Abril realizámos ainda a plantação de 400 árvores no Pinhal de Leiria no Talhão da educação e participámos no Congresso Nacional cientistas em Ação. O Mês de Abril é assim um eco mês para o CEAN.

Avaliação/impacto

Muito positivo. A ação com a Quercus revelou-se um marco pois os nossos alunos aprendem muito com cada visita que recebemos. A visão integrada sobre as nossas florestas e sua diversidade a par da plantação de árvores que promovemos no Pinhal de Leiria veio ser um excelente reforço para eles. Os trabalhos apresentados e as respetivas saidas de campo revelaram-se muito importantes quer no resultado dos trabalhos apresentados quer na motivação das crianças para as temáticas do programa eco escolas. Estamos muito felizes com o resultado alcançado com este ciclo de atividades no qual participaram todos os alunos do CEAN desde os 3 as 12 anos em pelo menos uma das ações.

Centro Educativo Alice Nabeiro | Campo Maior
Educação de qualidade - Objetivo 4Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

03/05/2018

Submeter um comentário