Projeto Escola Limpa

Projeto Escola Limpa

Objetivo

Como objetivo geral, aprender a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente, para formular e debater argumentos, para sustentar posições e opções, capacidades fundamentais para a participação ativa na tomada de decisões fundamentadas, numa sociedade democrática, face aos efeitos das atividades humanas sobre o ambiente e como objetivos específicos:

  • Tornar a Escola mais Limpa
  • Adequar atitudes e comportamentos em prole do Ambiente e sustentabilidade do espaço partilhado
  • Promover ações/atividades que desenvolvam consciência cívica e de solidariedade Desenvolver capacidades e competências individuais na Comunidade Educativa com o intuito de minimizar a Pegada Ecológica na Escola.
  • Possibilitar reflexões com os alunos sobre a temática, na tentativa de melhorar as condições de vida de todos e de se tornarem cidadãos ativos, críticos e responsáveis.

Número de participantes

Turma do 8º B e do 8º C

Descrição

Durante o 1º período foi elaborado o projeto  definindo-se os objetivos e o ajustamento curricular das diferentes disciplinas. no tratamento e adequação do Tema em consonância com os programas curriculares.

Em História pesquisa-se sobre a história da escola para constatar mudanças ocorridas em diferentes aspetos (visual, estrutural, arquitetónico);  faz-se entrevistas com ex-alunos, consulta-se património documental e fotográfico e elabora-se portefólio com os dados recolhidos… Nas Línguas Estrangeiras elaboram-se textos, cartazes, slogans, rimas, em diferentes línguas sobre a limpeza da escola, em Português elaboram-se bandas desenhadas, diálogos e teatros, sobre o tema, na Matemática resolvem-se  problemas sobre a produção de lixo; apresentam-se  gráficos e estudam-se situações problemáticas, nas Ciências estudam-se as consequências da falta de higiene para as pessoas e para os espaços individuais e/ ou coletivos, doenças causadas pela acumulação de lixos e a repercussão na natureza (animais e plantas), em Geografia procura-se a localização da escola em mapas em papel e digitais, nas Artes Visuais fazem-se trabalhos com reciclagem de papel, plásticos, etc., construção de maquetes… apresentação teatral ou musical e em Educação Física  organiza-se uma gincana sobre o ambiente (consciencialização) e  jogos em grupo.

A partir do segundo período as turmas do 8ºB e do 8ºC, por turnos, começaram a limpar a parte dos recreios e canteiros da escola tendo até ao momento recolhido vários sacos com lixo que eliminaram devidamente separado e colocado no respetivo ecoponto.

Avaliação/impacto

O  exterior da escola encontra-se muito mais limpo, todos os alunos estão mais sensibilizados para a recolha e seleção dos lixos.

Escola Básica da Quinta Nova da Telha | Barreiro
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11
Publicado a

30/04/2017

Submeter um comentário