Produção de Granadas de Sementes

Produção de Granadas de Sementes

Objetivo

Sensibilização para a necessidade de preservação da floresta autóctone através da realização de granadas de sementes, cujo propósito será lançá-las nos terrenos ardidos ou noutros de acordo com o programa de reordenamento florestal previsto pela Câmara Municipal de Braga (CMB).

Número de participantes

75

Descrição

Nas aulas teóricas da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 8ºano de escolaridade (66 alunos) perceberam o propósito e o modo de execução desta prática agrícola (produção de granadas de sementes). Estas foram executadas nas aulas experimentais desta disciplina. Para a realização do guião, das filmagens e dos ensaio também tivemos a colaboração dos alunos e professores do Clube Europeu. Apenas numa das turmas (8º1) ocorreu a filmagem da realização das granadas. Produziram-se 66 granadas que serão lançadas, em terreno a definir pela CMB, no dia 24 de novembro. Esta foi a data em que o município convidou as Eco-escolas de Braga a comemorar o Dia da Floresta Autóctone. A CMB  forneceu a argila e as leguminosas necessárias à realização desta atividade.

Avaliação/impacto

Os alunos envolveram-se com grande entusiasmo em todas as etapas necessárias à concretização desta atividade. Compreenderam a importância destas ações para a preservação da biodiversidade.  Sendo uma atividade com a colaboração direta da câmara torna-se ainda mais gratificante, pois os alunos sabem que esta iniciativa trará frutos para a correta reflorestação do concelho contribuindo, também, para o propósito de Escola Cidadã.

EB 2,3 Frei Caetano Brandão | Braga
Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Jovens Repórteres para o AmbienteEco-Escolas
Publicado a

09/11/2017

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *