Pequenas ações podem fazer grandes diferenças #fazpeloclima #ecoescolasfazpeloclima #ecoschools #globalactiondays

Pequenas ações podem fazer grandes diferenças  #fazpeloclima #ecoescolasfazpeloclima #ecoschools #globalactiondays

Objetivo

Apoiando a causa  #fazpeloclima e a necessidade de sensibilizar a comunidade para os problemas ambientais, a Escola Básica de Vale de Milhaços continua a promover pequenas ações, com a participação de diversas turmas e dos seus Embaixadores do Ambiente.  

Descrição

Entre o dia 29 de novembro e 2 de dezembro – dia de início da COP25, a nossa Bandeira Verde foi colocada a meia haste, como símbolo de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas. Deu-se ainda início à recolha regular de embalagens e de papel, integradas no Projeto EcoValor, tendo sido instalados os locais de recolha, com os materiais fornecidos pela empresa Amarsul, promotora do Projeto.

Alguns alunos produziram enfeites de Natal, usando materiais reutilizados que servirão para decorar a escola nesta época natalícia e outros promoveram uma campanha de recolha e reutilização de livros infantis e juvenis para enviar para Timor, enviados em sacos de papel reutilizados, o Projeto “Livros felizes de Portugal para Timor”

Os alunos de 9º ano reutilizaram garrafões de plástico para converter em vasos suspensos , onde plantaram alfaces, garantindo a sua manutenção cuidada. Diversas turmas de diferentes anos de escolaridade e alguns embaixadores do ambiente realizaram ou planearam trabalhos/projetos relacionados com ambiente e sustentabilidade, tais como powerpoins de sensibilização ou cartazes, alguns dos quais serão publicados no jornal do Clube de Ciência da Escola e/ou divulgados no ecrã da Biblioteca e também num evento no Pavilhão Multiusos de Corroios.

Foram também expostos os trabalhos realizados pelas turmas do 8º ano, na sequência de uma visita de estudo ao Sapal de Corroios.

Outras turmas, aproveitando a melhoria das condições atmosféricas, optou por atividades na horta pedagógica, tendo adicionado diversas novas espécies, trazidas e plantadas pelos alunos, comprometendo-se a assegurar a sua continua manutenção.

Atividades variadas que nos mantêm alerta e nos impelem a agir.

Avaliação/impacto

As temáticas abordadas, com frequência, promovem a sensibilização da comunidade para a necessidade de refletir sobre os problemas ambientais e para a necessidade de agir na preservação do meio ambiente. É de salientar que alguns dos trabalhos foram realizados voluntariamente pelos alunos, no seu tempo livre, o que demonstra a sua vontade de agir e de contribuir para fazer a diferença.

Escola Básica de Vale de Milhaços | Seixal
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Eco-Escolas
Publicado a

06/12/2019

Submeter um comentário