Os Macroinvertebrados do rio Lis

Os Macroinvertebrados do rio Lis

Objetivo

Despertar a consciência ecológica de todos os participantes; Sensibilizar para a proteção da água e dos recursos hídricos da região; Promover o conhecimento da fauna e flora dos ecossistemas ribeirinhos.

Número de participantes

47

Descrição

Para celebrar o Global Action Days, as turmas CEB3A e CEB4A realizaram uma atividade sobre o rio Lis, dinamizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, que pretendeu consciencializar os alunos para a importância da preservação dos ecossistemas ribeirinhos.

Começaram com a observação do filme da recolha da água utilizada na atividade. Esta recolha foi efetuada,  na nascente do rio Lis, momentos antes.

Exploraram imagens com os macroinvertebrados indicadores da qualidade da água. Observaram os macroinvertebrados recolhidos na amostra, na lupa binocular e no microscópio. Por fim retiraram as conclusões sobre a saúde do nosso rio, chegando à conclusão que a água do rio Lis, na nascente é de boa qualidade.

Na próxima semana vão até a cidade conhecer melhor o rio Lis. Farão nova recolha da água e observarão os macroinvertebrados, para comparar os resultados.

Avaliação/impacto

A observação direta dos macroinvertebrados foi muito motivadora. Os alunos compreenderam facilmente a importância destes seres nos ecossistemas ribeirinhos.

 

Centro Escolar de Barreira | Leiria
Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6
Eco-Escolas
Publicado a

27/04/2018

Submeter um comentário