Oceano ou Plástico?

Oceano ou Plástico?

Objetivo

No dia 30 de abril, a Escola EB 2,3 Frei Caetano Brandão abriu as suas portas aos alunos do quarto ano do agrupamento com diversas atividades. Estes alunos e as restantes turmas do 2º e 3º ciclos tiveram oportunidade de visitar a  sala dedicada ao Projeto Eco-Escolas, sobre o tema “Oceano ou Plástico?” e o laboratório de Ciências Naturais com atividades intitulada “Ciência Divertida”. No laboratório os alunos foram sensibilizados para a necessidade de proteção das espécies vegetais autóctones portuguesas, a importância da compostagem e tiveram contacto com alguns exemplares de espécies invasoras vegetais e uma animal (ninho de vespa asiática).

Número de participantes

200

Descrição

Na sala intitulada “Oceano ou Plástico” foram expostos os trabalhos efetuados, nas aulas de Ciências Naturais, pelos alunos das turmas 7º1, 7º2, 8º1 e 8º2, alusivos à problemática dos plásticos nos oceanos. Estas turmas decoraram diversos peixes criando slongs de proteção à vida marinha que foram submetidas a concurso. O slogan vencedor foi “Eu sou fish com o planeta … e tu?”

Os alunos foram sensibilizados para a importância da regra dos 5 R’s  (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar) que é fundamental para a prática de um estilo de vida mais amigo do ambiente mitigando não só este, mas muitos outros problemas ambientais. Observaram, à lupa, microplásticos retirados de exfoliantes. Verificaram o tempo que demoram alguns produtos a se decomporem, particularmente os de plástico que acabam por se acumular nos oceanos. Houve ainda tempo para a avaliação de conhecimentos (jogo disponível no site Ocean Action) e para a construção de um peixe em origami.

No laboratório de Ciências Naturais os alunos tiveram contato com diversas espécies autóctones e invasoras de modo a poderem idenficá-las, evitando estas últimas. O tamanho certo do peixe também foi abordado, bem como a compostagem (observaram os animais num terrário)

Avaliação/impacto

Muito positivo, pois com atividades lúdicas os alunos foram sensibilizados para problemas muito importantes tendo contacto direto com os conteúdos que aprendem nos livros. Um elevado número de turmas visitaram as duas salas.

EB 2,3 Frei Caetano Brandão | Braga
Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

05/05/2019

Submeter um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *