O que fazemos que prejudica a Antártida e consequentemente a Humanidade

O que fazemos que prejudica a Antártida e consequentemente a Humanidade

Objetivo

  1. Contribuir para o desenvolvimento de desempenhos ao nível da leitura e das diferentes literacias;
  2. Contribuir para o conhecimento cientifico dos participantes;
  3. Desenvolver descritores de desempenho ao nível  do OUVIR e VER para conhecer;
  4. Formar pessoas autónomas e responsáveis que consigam ser  cidadãos ativos e criticos;
  5. Sensibilizar os alunos  para terem atitudes que  contribuam para o desenvolvimento sustentável;
  6. Alertar para os problemas ambientais do mundo atual;
  7. Articular saberes curriculares e conhecimento do mundo;
  8. Contribuir para o sucesso social.

Número de participantes

22 turmas; 24 professores; 7 assistentes operacionais

Descrição

1)Encontros com o cientista polar José Carlos Caetano Xavier: 2 sessões (

2)Trabalhos de preparação realizados com os alunos:

a) Investigação na internet sobre o que é ser cientista e sobre o cientista José Xavier;

b) conversa com os alunos sobre a Antártida, os animais que lá vivem e as suas características.

c) Reflexão sobre  o aquecimento global e suas consequências para a vida na terra.

d) Localização da Antártida no Globo Terrestre.

 

e) Visionamento de um filme sobre este continente.

f) Localização dos vários continentes, no planisfério e no globo terrestre;

g) Observação de imagens  da Antártida no quadro interativo;

h) Criação  de uma maqueta, com materiais reciclados, representando aspetos da Antártida e que esteve presente na  exposição da BE.

3)Trabalhos realizados na sala de aula pós encontro ( feedback) :

a) Conversa sobre o que viram e ouviram e  ilustração de alguns momentos deste encontro.

b) Diálogo sobre o que aprendemos e registo gráfico do que foi mais significativo para cada criança do ( JI) 

c) visionamento do filme Happy Feet; construção de pinguins com material de desgaste;

d) Experiências: os estados da água e exploração das caraterísticas da água;

e)  elaboração de uma bandeira para a Antártida.

f) Produção de textos e de trabalhos de expressão plástica sobre o encontro e sobre as temáticas abordadas no mesmo.

https://goo.gl/photos/hzCzr1ySdhJZ2gMk9

Avaliação/impacto

Os alunos mostraram-se muito motivados.

Forte interação entre o investigador polar e os alunos.

Trabalhos de qualidade elaborados após a sessão o que evidencia que os alunos interiorizaram as mensagens .

Revelou-se boa capacidade de questionamento por parte dos alunos

EBS de Arga e Lima | Viana do Castelo
Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14
Publicado a

29/05/2017

Submeter um comentário