O Nosso Espaço Exterior

O Nosso Espaço Exterior

Objetivo

  • Promover sempre que possível atividades e brincadeiras no espaço exterior.
  • Incutir nas crianças boas práticas ambientais promovendo a agricultura biológica e alimentação saudável.
  • Fomentar a experimentação e a observação através da germinação das sementes e do desenvolvimento das plantas.
  • Promover a cooperação e o trabalho de equipa.
  • Envolver a família nas dinâmicas do Jardim de Infância
  • Sensibilizar as crianças a tomarem consciência que os objetivos do programa Eco escolas e os da GAD devem estar sem presentes nos pequenos gestos do dia-a-dia.

Número de participantes

54

Descrição

No dia 23 de abril em comemoração do Dia da Terra as crianças do JI do Baixinho passaram a manhã no espaço exterior. As crianças foram divididas em vários grupos: umas foram para o parque infantil, outras andar triciclos, outras fizeram o circuito de jogos pintados no chão e outras foram para a horta, com dois avôs, arrancar as ervas, adobar a terra com o composto, semear e plantar vários produtos hortícolas.

Avaliação/impacto

As atividades ao ar livre promovem na criança a autonomia e o o bem-estar, tornando-a mais calma e, logo, mais segura. Esta prática deve ser habitual e diária dado que potencia a mobiliza competências essenciais ao desenvolvimento global.
Dar espaço a atividades agrícolas, como a construção e manutenção de uma pequena horta promove o contacto das crianças com elementos naturais, constituindo-se também como uma atividade gratificante para as mesmas, uma vez que terão contacto direto com diversos alimentos que elas próprias ajudaram a criar e a cuidar, desenvolvendo o gosto por produtos naturais e saudáveis.
JI do Baixinho | Gondomar
Educação de qualidade - Objetivo 4Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Eco-Escolas
Publicado a

27/04/2018

Submeter um comentário