O Mar começa Aqui – Dia da Terra

O Mar começa Aqui – Dia da Terra

Objetivo

Desenvolver a temática da biodiversidade;

Articular atividades com a autarquia;

Pintar sumidouros;

Alertar para a importância das sarjetas e sumidouros ao funcionarem como dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem;

Educar para uma cidadania ativa;

Compreender a importância de preservar os ecossistemas e a biodiversidade.

Número de participantes

44

Descrição

No âmbito do desafio “O mar começa aqui”, lançado a todas as autarquias do país, a CML, que integra a rede Eco-Escolas, aderiu à atividade e enviou para as escolas a imagem a ser pintada pelos alunos acompanhados pelos professores e técnicos da Câmara Municipal de Loures, nas sarjetas da escola e recinto circundante.

Este projeto, desenvolvido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pretende educar para uma cidadania ativa ao mesmo tempo que estimula a criatividade dos alunos e promove o desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica. O objetivo a salientar é a implementação de estratégias de promoção da sustentabilidade.

A Autarquia alerta e sensibiliza a população em geral e a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos, pois estes sumidouros são alvo constante de entrada de lixo, quer decorrente do arrastamento das águas da chuva, quer decorrente da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

Assim, as turmas inscritas, o 6.D e o 9.C, passaram uma manhã diferente e estimulante, do agrado de todos e a realizar uma atividade que pretende alertar para a importância da atitude e consciência de todos.

Obrigada e parabéns a todos os envolvidos!

Avaliação/impacto

A atividade contou com grande adesão dos alunos. Várias turmas pediram para participar também numa outra fase de pintura de outras sarjetas na escola e recinto circundante.

Foi muito gratificante e é para repetir.

EB 2,3 General Humberto Delgado | Loures
Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

22/04/2021

Submeter um comentário