O Colégio Miramar também #FAZPELOCLIMA

O Colégio Miramar também #FAZPELOCLIMA

Objetivo

Sensibilizar a comunidade escolar para a consciência e ambiental e para a cidadania

Número de participantes

1200

Descrição

No passado dia 27, o Colégio Miramar juntou-se às iniciativas globais desenvolvidas com o intuito de promover a Educação Ambiental e a Cidadania. No âmbito da celebração do Global Days of Action, os alunos da nossa escola começaram o dia a ser confrontados com a Bandeira do Eco-Escolas a meia haste e com um conjunto de cartazes afixados em diversos locais sobre factos e impactos ambientais da atualidade, tais como “Sabias que? Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo”. Ao longo da manhã, um grupo de alunos de Ensino Secundário passou pelas salas de aula de todas as turmas, informando o significado do dia que se estava a assinalar, promovendo a reflexão sobre o tema e lançando desafios como a eliminação das garrafas de águas de plástico das salas de aula. Além destes aspetos, todas as turmas foram convidadas a apresentar sugestões e a elaborar um compromisso para com o ambiente. Durante o último tempo de aulas, organizou-se uma recolha de lixo simbólica pelo espaço exterior do colégio dinamizada pelos alunos do Ensino Secundário.

No regresso a casa, ainda com a sensação de que foi muito pouco, todos pudemos ficar mais conscientes de que pequenas ações podem trazer grandes mudanças. #fazpeloclima

Avaliação/impacto

O impacto foi bastante positivo, existindo já um bom número de alunos que acompanham esta problemática ambiental e outros tantos que, embora não tão atentos, tenham rapidamente entrado nos momentos de refleção e participado nas iniciativas desenvolvidas.

Colégio Miramar | Mafra
Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

04/10/2019

Submeter um comentário