Mercadinho Florido e Escola Feliz

Mercadinho Florido e Escola Feliz

Objetivo

Com esta atividade pretendeu-se dar resposta a um conjunto de objetivos que tem sido trabalhados ao longo do(s) ano(s) letivo(s), tais como: promover o respeito e o cuidado pela natureza e pelos espaços da escola; promover situações de convívio saudável; valorizar os produtos naturais e da região; criar hábitos de sustentabilidade no dia-a-dia dos alunos; promover os laços entre a escola e a comunidade.

Número de participantes

360

Descrição

“Nos dias 28 e 29 do passado mês de abril, a Escola Básica das Dairas esteve em festa e numa verdadeira azáfama a atender todos(as) que por ali passaram alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e entidades que nos presentearam com a sua visita. A montra foi muito ampla contendo uma grande variedade de plantas ornamentais e plantas aromáticas para oferecer como presente no Dia da Mãe. Para tornar o presente ainda mais singular, lindos vasos de cerâmica e sacos de tecido foram também disponibilizados. Promovemos alguns produtos da região deliciosos e com objetivos solidários como mel, compotas, biscoitos e folar. Contámos também com alguns artigos criados pelos alunos com materiais em fim de vida (suporte de copos, flores de papel, aviões, frascos) e ainda, conchas e brincos. A banca dos produtos frescos com as cores vibrantes em tons de verde e amarelo coloriram ainda mais o mercadinho florido. Competências e aprendizagens foram desenvolvidas pelos alunos que atenderam todos com simpatia e cordialidade, recorreram ao cálculo mental, às capacidades de iniciativa e organização, sentido de responsabilidade e criatividade. O conhecimento científico também esteve presente, os alunos deram um outro uso a algum material de laboratório que foi utilizado para embelezar o espaço assim como não esqueceram de hidratar frequentemente as plantas e os frescos com H2O. Livros também estiveram presentes para estimular a curiosidade dos alunos e vontade de conhecer mais sobre as conchas e em especial sobre os gastrópodes. A sustentabilidade foi ainda abordada com a preocupação de se limparem vários locais da escola, separando os resíduos ou mostrando ainda que os kokedamas são uma bonita e sustentável alternativa aos vasos de plástico.”

Avaliação/impacto

Em jeito de balanço podemos referir que: a alegria e participação dos alunos foi manifestamente gratificante para todos; as atividades promovidas foram realizadas pelos alunos com bastante empenho e responsabilidade; foram muitos os Encarregados de Educação e outros elementos da comunidade que vieram à escola e participaram.

Escola EB 2,3 das Dairas - Vale de Cambra | Vale de Cambra

#MyActionsMatter

Ação 5 - Fazer uma festa Verde
Erradicar a fome - Objetivo 2Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Publicado a

20/05/2022

Submeter um comentário