Mãos à horta

Mãos à horta

Objetivo

Depois do Conselho Eco-escola onde estiveram representados todos os conselheiros, foi aprovado um plano de ação que integra, entre outras iniciativas, a construção de estruturas no espaço exterior para trabalhar a terra com as crianças, articuladamente com o currículo. Dentro dos temas da biodiversidade e da alimentação saudável, docentes da escola e  pais conceberam um projeto para os pedaços de terra que há no espaço exterior da nossa escola. Todos os outros temas, água, resíduos e energia  farão parte das nossas preocupações, de forma integrada. Assim, são objetivos deste projeto da horta escolar:  
  1. criar espaços para semear e plantar: legumes, leguminosas, ervas aromáticas, frutos, tubérculos, flores;
  2. criar estruturas com matérias reutilizáveis: tubos, paletes e outros;
  3. criar divisórias e elementos decorativos com materiais de desperdício: garrafas pet, pacotes de leite e outros;
  4. pensar em recipientes para as plantas que permitam o aproveitamento das águas da chuva;
  5. conceber espaço e estruturas para a compostagem ou vermicompostagem;
  6. animar estes espaços com estruturas sonoras para que as crianças possam usufruir do enquadramento natural com recriação de ambientes sonoros, aproveitando as forças existentes como o vento e a água.

Número de participantes

20

Descrição

No sábado, dia 17, pais, avós, crianças lançaram mãos à Horta!  Para a implantação da horta previram-se  pequenas áreas, definiram-se os espaços a serem utilizados e o tipo de produção pretendida. Os pais e outros familiares limparam a terra, trabalharam-na com enxadas, construíram estruturas para sementeiras. As crianças pintaram e estamparam um painel que foi previamente preparado para angariar a colaboração de todos. O trabalho cooperativo foi o lema, uma vez que quando pensamos em conjunto semeamos muito melhor!

Avaliação/impacto

O impacto foi muito positivo, uniu as pessoas num objetivo comum: o de contribuir para proporcionar uma educação de qualidade às crianças, fazendo-as sentirem-se co construtoras de um planeta mais sustentável. Um dos familiares envolvidos, um avô, na sequência desta atividade ofereceu-se para dinamizar um workshop sobre como semear e plantar. Vamos agendar!

EB da Charneca | Guimarães
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Eco-Escolas
Publicado a

26/11/2018

Submeter um comentário