LOULÉ: OPERAÇÃO MONTANHA VERDE e ROTA PELA FLORESTA

LOULÉ: OPERAÇÃO MONTANHA VERDE e ROTA PELA FLORESTA

Objetivo

– Ajudar a restituir parte do que foi perdido ao nível nacional pelos incêndios florestais; – Contribuir para a mitigação dos efeitos nefastos das alterações climáticas, dando, deste modo, um contributo em prol da defesa da biodiversidade ao agir pela proteção dos ecossistemas, com particular enfoque na promoção da floresta portuguesa; – Incentivar para uma mobilidade mais segura e sustentável; – Contribuir para a criação de um novo e importante “núcleo de absorção de CO2 e produção de O2”.

Número de participantes

300

Descrição

LOULÉ: OPERAÇÃO MONTANHA VERDE e ROTA PELA FLORESTA

 

O Município de Loulé, durante o dia de hoje, 9 de novembro, realizou uma mega ação de plantação de 5.000 árvores, na Lagoa de Momprolé, abraçando duas importantes iniciativas, que casaram na perfeição: a 2ª edição da OPERAÇÃO MONTANHA VERDE 2017 promovida pelo Zoomarine e a ROTA PELA FLORESTA da Associação Bandeira Azul (ABAE), que reuniram praticamente 300 voluntários, que em MUITO contribuíram para ajudar a reflorestar Portugal e a recuperar uma área de 5,3ha, propriedade da autarquia, atualmente desaproveitada.

 

A iniciativa Operação Montanha Verde, para além do Concelho de Loulé, teve ainda lugar em Silves, totalizando a plantação de 10.000 árvores na região do Algarve, o que ajudou a restituir parte do que foi perdido ao nível nacional pelos incêndios florestais e a contribuir para a mitigação dos efeitos nefastos das alterações climáticas, dando, deste modo, um contributo em prol da defesa da biodiversidade ao agir pela proteção dos ecossistemas, com particular enfoque na promoção da floresta portuguesa.

 

As ações integram-se no projeto “Do CO2 ao O2”, tendo sido convidadas a participar na iniciativa as Eco-Escolas do Concelho, e por forma a incentivar para uma mobilidade mais segura e sustentável, os alunos deslocaram-se de bicicleta e/ou de transporte coletivo de passageiros, da escola até ao local onde foi dinamizada a ação de plantação de espécies arbóreas e arbustivas, cujo percurso foi guiado por Técnicos da autarquia e acompanhado pelas autoridades.

 

Para além da Autarquia de Loulé, do Zoomarine e da ABAE, estas iniciativas tiveram a relevante colaboração de diversas entidades, entre elas, a Universidade do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Guarda Nacional Republicana, a Algar SA., a TerraCrua, a Infralobo E.M., os diversos agrupamentos de escolas e Eco-Escolas do concelho de Loulé e uma turma de uma escola de Olhão, entre muitas outras.

 

Em nome do Município de Loulé: A TODOS UM MUITO OBRIGADO! Com a realização desta mega ação de plantação, contribuímos TODOS para a criação de um novo e importante “núcleo de absorção de CO2 e produção de O2”.

 

Avaliação/impacto

Avaliação/Impacto EXCELENTES. Todos se mostraram bastante satisfeitos por terem participado nesta mega ação de plantação que permitiu:
– Ajudar a restituir parte do que foi perdido ao nível nacional pelos incêndios florestais;
– Contribuir para a mitigação dos efeitos nefastos das alterações climáticas, dando, deste modo, um contributo em prol da defesa da biodiversidade ao agir pela proteção dos ecossistemas, com particular enfoque na promoção da floresta portuguesa;
– Incentivar para uma mobilidade mais segura e sustentável;
– Contribuir para a criação de um novo e importante “núcleo de absorção de CO2 e produção de O2”.

Serão utilizados instrumentos específicos de avaliação (questionários) que serão ainda enviados e entregues aos participantes, como tal, não existem ainda resultados.

Município | Loulé
Educação de qualidade - Objetivo 4Energias Renováveis e Acessíveis - Objetivo 7Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
EcoXXIEco-EscolasBandeira Azul
Publicado a

09/11/2017

Submeter um comentário